Descerramento da placa toponímica acontece este sábado, pelas 12h00
Aveiro, 10 mai 2019 (Ecclesia) – A Câmara de Aveiro vai atribuir o nome do bispo D. António Baltasar Marcelino a uma rua do Município, na União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, este sábado, pelas 12h00.
“A Antiga Estrada de Santiago vai passar a ter o nome de D. António Baltazar Marcelino” e a cerimónia de descerramento da placa toponímica acontece este sábado, pelas 12h00, junto ao Seminário de Aveiro, na véspera do dia de Santa Joana Princesa, padroeira da cidade e da diocese de Aveiro, como comunicado enviado à Agência Ecclesia.
No seu sítio na internet, entre as várias atribuições definidas, o município destaca a “atribuição do topónimo” ao bispo de Aveiro entre 20 de janeiro de 1988 (já estava na diocese como coadjutor desde 1 de fevereiro de 1981) e 2006.
Na informação publicada esta semana, a Câmara Municipal de Aveiro explica que a decisão foi tomada após reunião da Comissão Municipal de Toponímia, em novembro de 2018.
Neste contexto, o executivo municipal aprovou para a Freguesia de Glória e Vera Cruz a “Rua D. António Baltasar Marcelino”.
D. António Marcelino nasceu a 21 de setembro de 1930, em Lousa, Castelo Branco, e faleceu a 9 de outubro de 2013, em Aveiro.
No ano 2000, o bispo de Aveiro foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, atribuída pelo presidente da República Jorge Sampaio, e depois a Medalha de Ouro do Município.
D. António Marcelino foi ordenado presbítero na Catedral de Castelo Branco, a 9 junho de 1955, e bispo a 21 setembro de 1975 na Catedral de Portalegre.
A Diocese de Aveiro no seu sítio online tem algumas datas biográficas do seu antigo bispo que foi presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, entre 1975 e 1981 e está na origem do programa de televisão «70X7», atualmente da responsabilidade da Agência ECCLESIA e é transmitido, aos domingos, na RTP2.
CB/OC