Igreja/Educação: Papa visita a sede de «Scholas Occurentes» em Portugal

Encontro vai decorrer em Cascais, a 3 de agosto

Lisboa, 06 jum 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai visitar a sede portuguesa da fundação pontifícia ‘Scholas Occurrentes’ em Cascais, no dia 3 de agosto, informou hoje o Vaticano que divulgou o programa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

O Papa vai estar em Portugal, de 2 a 6 de agosto, para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, e tem vários encontros previstos com estudantes, jovens e moradores de um bairro social, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil.

No segundo dia em território nacional, 3 de agosto, Francisco vai encontrar-se jovens universitários na sede da UCP, pelas 09h00, seguindo-se a visita à sede de ‘Scholas Occurrentes’, em Cascais, pelas 10h40.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, esteve com o Papa Francisco no encerramento do I Congresso Mundial de Cidades Ecoeducativas, organizado pelas ‘Scholas Occurrentes’, com a participação de 50 presidentes de câmaras municipais da América Latina e da Europa, em Roma, no dia 25 de maio.

‘Scholas Occurrentes’ é uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países dos cinco continentes que, através da sua rede, integra meio milhão de redes educativas, iniciativa que visa criar uma rede de escolas para a inclusão, com recurso ao desporto e à arte.

A Fundação “Scholas Ocurrentes” em Portugal, na pandemia Covid-19, realizou cinco sessões online orientadas para a saúde emocional dos jovens; o programa ‘Scholas Pensarmo-nos’ permitiu refletir sobre a sua vida e reuniu participantes de Cascais, Lisboa, Guimarães e Braga, e de outros países como o Brasil e o Chile.

O projeto ‘Scholas’ nasceu dos programas “Escola de Vizinhos” e “Escolas Irmãs” desenvolvidos na cidade de Buenos Aires por iniciativa do então arcebispo local, D. Jorge Mario Bergoglio, o atual Papa.

O Vaticano divulgou hoje o programa da próxima viagem do Papa a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para presidir à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

A Câmara Municipal de Cascais estima receber “mais de 60 mil peregrinos” e informa que está a “preparar tudo para garantir” o acolhimento dos peregrinos em paróquias do concelho, escolas e pavilhões desportivos, e, em colaboração com as Juntas de Freguesia, está a trabalhar para “garantir as melhores condições de alojamento, transporte e segurança para a JMJ 2023”.

Esta segunda-feira, Carlos Carreiras reuniu-se com os presidentes de junta para “articular esforços”, fazer o levantamento de necessidades e ponto de situação dos preparativos para o acolhimento de peregrinos e visitantes no concelho durante a JMJ Lisboa 2023, de 1 a 6 de agosto.

Em Cascais existem nove Comités Organizadores Paroquiais (COP) para a Jornada Mundial da Juventude: Cascais; Estoril; Alcabideche; São João e São Pedro do Estoril; Parede; Carcavelos; Nossa Senhora da Graça – Tires; Abóboda; São Domingos de Rana.

O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39); o encontro inclui na sua programação um conjunto de eventos religiosos, culturais e desportivos.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.

No contexto do próximo Ano Santo, está prevista a celebração de um Jubileu da Juventude, em Roma, de 28 de julho a 3 de agosto de 2025; a próxima JMJ vai decorrer em 2027.

CB/OC

Lisboa 2023: Vaticano divulga programa da visita do Papa a Portugal

Lisboa 2023: «Não podemos perder esta oportunidade» – D. Manuel Clemente

 

Partilhar:
Scroll to Top