Igreja/Educação: Jovens de Israel, Palestina e Estados Unidos participam em fórum das «Scholas Occurrentes»

Papa Francisco vai receber os participantes desta «experiência inter-religiosa única» dia 5 de fevereiro

Cidade do Vaticano, 02 fev 2025 (Ecclesia) – A fundação pontifícia Scholas Occurrentes reúne jovens de Israel, da Palestina e dos Estados Unidos na primeira edição de um fórum que procura promover a harmonia e a paz, a partir deste domingo, em Roma e no Vaticano.

“Num mundo marcado pela polarização e fragmentação, este evento pretende responder à crise promovendo a educação e a aproximação como instrumentos fundamentais para a compreensão e a paz”, referiu a organização num comunicado.

O fórum vai ser “uma experiência inter-religiosa única” e vai decorrer entre 02 e 05 de fevereiro, em Roma e no Vaticano, anunciou a fundação pontifícia Scholas Occurrentes, responsável pela organização do evento.

Os próprios jovens de Israel, da Palestina e dos Estados Unidos vão apresentar as conclusões deste fórum ao Papa Francisco durante uma audiência no dia 5 de fevereiro.

“Este encontro não é apenas um evento, mas uma demonstração de que o diálogo inter-religioso é possível e necessário. É um convite para o mundo ver que os jovens podem liderar a mudança estendendo a mão e ouvindo”, disse o presidente mundial da Scholas Occurrentes, José María del Corral.

O evento, que vai ter lugar no Vaticano e em vários locais de Roma, tem a participação de jovens de tradições muçulmanas, judaicas e cristãs que vão participar em atividades educativas e artísticas concebidas pela Scholas e em sessões especiais do Middle Meets, uma iniciativa nascida na sequência dos ataques do Hamas a Israel outubro de 2023.

O professor Elitzur Bar-Asher Siegal, da Universidade Hebraica, que dirige o projeto

«Middle Meets», observou também que enquanto “o mundo académico luta hoje para encontrar o equilíbrio entre a liberdade de expressão e o diálogo respeitoso, entre silenciando e protegendo direitos, este projeto pretende recordar que a academia deve ser um espaço para um discurso honesto e analítico baseado no conhecimento”.

Desde a sua criação, a Scholas Occurrentes tem trabalhado para promover o diálogo inter-religioso através de experiências educativas.

‘Scholas Occurrentes’ é uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países dos cinco continentes que, através da sua rede, integra meio milhão de redes educativas, iniciativa que visa criar uma rede de escolas para a inclusão, com recurso ao desporto e à arte.

O Papa Francisco visitou a sede portuguesa da fundação pontifícia ‘Scholas Occurrentes’, em Cascais, no dia 3 de agosto de 2023, quando esteve em Portugal para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 (de 2 a 6 de agosto).

O projeto ‘Scholas’ nasceu dos programas “Escola de Vizinhos” e “Escolas Irmãs” desenvolvidos na cidade de Buenos Aires por iniciativa do então arcebispo local, D. Jorge Mario Bergoglio, o atual Papa.

LFS/CB

Partilhar:
Scroll to Top