D. José Alves destaca «dimensão interdiocesana» que tem caraterizado este projeto

Évora, 28 nov 2017 (Ecclesia) – O Instituto Superior de Teologia de Évora está a assinalar 40 anos de existência, e de contributo para a formação de sacerdotes e leigos das dioceses do sul do país.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o presidente do conselho diretivo daquele organismo educativo da Igreja Católica destaca a “estabilidade” que tem sido construída ao longo dos anos, e que “permite confiar” num futuro risonho.

“Quando esta instituição está assim sustentada, naturalmente temos muita esperança com o futuro”, salienta o cónego José Morais Palos.

Atualmente, além de assegurar a formação de sacerdotes e leigos das dioceses de Évora, Beja e Algarve, o Instituto Superior de Évora tem também como missão a educação de alunos de Cabo Verde, Timor Leste e da Ucrânia.

“Isto é extremamente enriquecedor e penso que as dioceses do sul do país também beneficiam muito com esta interculturalidade”, acrescenta o cónego José Morais Palos.

Os 40 anos do Instituto Superior de Évora foram comemorados numa sessão solene com a presença de D. José Alves.

Para o arcebispo eborense, uma das caraterísticas que mais têm valorizado este projeto é a sua “dimensão interdiocesana”, que “por um lado garante alunos ao Instituto” e “reforça os laços de fraternidade entre dioceses” e por outro lado “os alunos podem fazer o curso dentro do seu próprio meio de ação, não têm de deslocar-se para outros ambientes”.

O arcebispo releva ainda o contributo que esta casa tem dado para a formação e atualização do clero, e para a preparação de agentes pastorais nas comunidades.

De leigos que depois ficam mais capacitados para contribuir para os vários setores da missão da Igreja Católica, no território.

Nesse sentido, ter este Instituto “é uma riqueza extraordinária”, considerou D. José Alves.

O Instituto Superior de Évora tem ainda um protocolo com a Universidade Católica Portuguesa para a obtenção e certificação de graus académicos, sobretudo no Mestrado Integrado de Teologia.

PR/JCP

Partilhar:
Share