Lisboa, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), em Lisboa, recebe hoje a conversa com Maria Teresa Uruena e Elluz Pernia sobre «Pára, escuta e transforma: Interpelações da Amazónia», a partir das 18h00.

As duas intervenientes, naturais da Amazónia, vão estar em Lisboa durante cinco dias, entre 2 e 7 de junho, e a visita enquadra-se numa viagem de três semanas em vão visitar quatro organizações-membro da Rede Xavier: Jesuiten Mission Nuremberg (Alemanha); Entreculturas (Madrid – Espanha); Fundação Gonçalo da Silveira (Lisboa) e Alboan (Bilbau – Espanha), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No âmbito do projeto «Amazónia: Cuidando de la Casa Comúm» (Venezuela, Equador, Perú, Bolívia e Brasil), Maria Teresa Uruena e Elluz Pernia passam, ao longo de 3 semanas, por várias cidades da Europa, com o “intuito de estabelecer um intercâmbio de informação e conhecimento com algumas organizações-membro da Rede Xavier”.

Maria Teresa Uruena, colombiana e coordenadora da área de sensibilização e formação do Serviço Jesuíta Panamazónico (SJPAM), é doutorada em Estudos Amazónicos e é a técnica perita que acompanha a implementação do eixo ambiental do projeto com a Fe y Alegría.

Elluz Pernia é venezuelana e professora num dos Centros Educativos da Fe y Alegria (Santa Teresa de Uairen).

O Papa Francisco, a 15 de outubro de 2017, convocou uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazónica que tem como ‘Amazónia: Novo Caminhos para a Igreja e por uma Ecologia Integral’, e vai-se realizar entre 6 a 27 de outubro.

LFS

Partilhar:
Share