Francisco aborda temas como abusos de menores, bullying, homossexualidade ou o papel da mulher
Lisboa, 17 mar 2023 (Ecclesia) – A ‘Disney Plus’ vai lançar a 5 de abril, Quarta-feira Santa, o documentário AMEN: Francisco Responde”, no qual o Papa conversa, durante mais de uma hora, com jovens de vários países,
“A coerência é a coisa que mais nos custa, como cristãos”, é uma das frases de Francisco, divulgadas no trailer do documentário, já disponível online.
O Papa fala num “encontro pastoral”, afirmando que aprendeu “muito”.
“Agradeço-lhes pelo bem que me fizeram”, acrescenta.
Os jovens, de língua espanhola, colocam a Francisco várias perguntas como “recebe um salário?”, “tem telemóvel?”, “sabe o que é uma pessoa não-binária?”, “se não fosse feminista, seria melhor cristã?”, “é feliz, alguma vez se sentiu só?”.
O documentário é apresentado como uma “conversa inédita e intimista”, onde são abordados temas como os abusos de menores, o bullying, a homossexualidade, o papel da mulher, o aborto ou a perda de fé.
“As pessoas estão desiludidas com a Igreja, não com Deus”, diz um dos jovens participantes.
O grupo inclui Juan Cuatrecasas, vítima de abusos sexuais numa instituição católica, que questiona o Papa sobre “o tema da pedofilia na Igreja”.
O documentário, realizado pelos espanhóis Jordi Évole y Màrius Sánchez, foi filmado num bairro de Roma.
Em 2018, o Papa promoveu uma Assembleia Sinodal dedicada aos jovens, no Vaticano, cujo documento final serviu de base à exortação apostólica ‘Cristo Vive’, dedicada às novas gerações.
OC
Sínodo 2018: Documento final propõe Igreja à escuta para recuperar a confiança dos jovens