Igreja: Diretor da Faculdade de Teologia sublinha «elevada craveira intelectual» e delicadeza de D. José Policarpo

Padre João Lourenço recorda contributo do falecido cardeal na Universidade Católica Portuguesa

Lisboa, 13 mar 2014 (Ecclesia) – O diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), padre João Lourenço, considerava o patriarca emérito de Lisboa, falecido esta quarta-feira, uma pessoa de “elevada categoria não apenas intelectual, mas também de delicadeza e saber estar”.

O padre João Lourenço, que fez uma peregrinação à Terra Santa, durante 21 dias, com D. José Policarpo e um grupo de estudantes, referiu hoje à Agência ECCLESIA que o Patriarca Emérito de Lisboa “deu um grande contributo à Universidade Católica Portuguesa (UCP)”.

Ao recordar os préstimos de D. José Policarpo à UCP, o diretor da Faculdade de Teologia sublinha o “contributo institucional como fundador e membro da primeira geração de professores” daquele estabelecimento de ensino.

Falecido esta quarta-feira aos 78 anos de idade, D. José Policarpo deu aulas durante quase 30 anos na UCP e, mesmo quando era reitor, lecionava uma “cadeira, numa área que lhe era muito querida, eclesiologia”.

O padre João Lourenço recorda também que foi D. José Policarpo que o chamou para ser secretário da Faculdade de Teologia e teve “o privilégio de partilhar os destinos da faculdade durante vários anos”.

Para além de “um ilustre teólogo”, o patriarca emérito de Lisboa deu “grande prestígio à instituição”, frisou o padre João Lourenço e acrescenta: “uma figura única”.

D. José Policarpo é uma “daquelas figuras” que “está na primeira linha do diálogo entre a cultura e a fé e uma atenção permanente à sociedade”.

O corpo do cardeal encontra-se na Sé de Lisboa, onde esta sexta-feira vai ser celebrada a Missa exequial, pelas 16h00.

PR/LFS

Partilhar:
Scroll to Top