Igreja/Desporto: Vaticano une-se ao adeus ao «Rei Pelé»

Portal de notícias recorda percurso do «maior jogador de todos os tempos» e os seus encontros com vários Papas

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 30 dez 2022 (Ecclesia) – O portal de notícias do Vaticano assinalou esta quinta-feira a morte do “Rei Pelé”, o antigo futebolista brasileiro, três vezes campeão do mundo, que faleceu aos 82 anos de idade.

A página do ‘Vatican News’, em português, evoca o “maior jogador de todos os tempos” e o “maior ídolo” da história do Brasil, tendo os vários noticiários da emissora pontifícia destaca o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, que estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações provocadas por um cancro no cólon.

Nas redes sociais, o portal de notícias recorda uma das perguntas mais repetidas, em tom informal, pelo Papa Francisco, quando se encontra com peregrinos e visitantes brasileiros: “quem foi melhor, Pelé ou Maradona?”.

Quatro fotos recordam encontros de Pelé com os Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, bem como a oferta, a Francisco, de uma camisola da seleção brasileira autografada, “com respeito e admiração” por “Edson Pelé”.

Foto: Vatican Media

A 9 de julho de 2009, ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, o antigo futebolista do Santos e da seleção brasileira falava do “privilégio” de se ter encontrado e recebido a bênção de três Papas.

“Deus deu-me o dom de saber jogar futebol, porque realmente é só um dom de Deus. O meu pai ensinou-me a usá-lo, ensinou-me a importância de estar sempre pronto e treinado, e que além de jogar bem, devia ser também um homem”, referiu Pelé.

O cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, publicou uma mensagem de pesar e solidariedade, destacando que o “Rei do Futebol” projetou a imagem do Brasil do mundo, através do desporto.

O responsável católico reza para que “Deus o acolha na eternidade e conforte os seus entes queridos e todos os que lamentam a sua partida”.

O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, em nota divulgada online, a morte do “extraordinário jogador de futebol brasileiro que encantou ao longo de décadas”.

“Pelé foi um rei do Futebol, um símbolo do Brasil, marcou gerações e será para sempre recordado como um dos maiores do mais popular desporto do mundo”, escreve.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR