Igreja: Desafios à integração de migrantes na Europa vão muito além do «plano caritativo»

Bispos católicos vão debater este tema em Madrid

Madrid, 22 set 2016 (Ecclesia) – Os bispos que integram o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) vão encontrar-se nos próximos dias 26 e 27 em Madrid, Espanha, para abordar os desafios na integração dos refugiados.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o padre português Duarte da Cunha, secretário-geral do CCEE, explica que “os participantes vão falar sobre a integração de migrantes nos seus países e partilhar boas práticas ou as dificuldades com que se têm deparado”.

“Enfrentar com sucesso o fenómeno migratório implica não só uma resposta no pano caritativo, para aqueles que chegam provenientes de países em guerra ou em completa instabilidade política e social, mas também muitos outros desafios”, sublinha aquele responsável.

O sacerdote recorda a importância da “assistência humanitária, do apoio à integração de quem chega a uma terra estrangeira”.

“Faz parte do ADN da Europa a abertura a outras culturas, rejeitando indiferenças e sincretismos, mas em diálogo, com a consciência de que temos muito para oferecer mas também muito a receber de quem chega”, aponta o padre Duarte da Cunha.

Os membros do CCEE “vão ficar a par das atuais políticas de integração que estão em curso na Europa e focar a sua atenção especialmente na dimensão pastoral, tanto na perspetiva dos que chegam como dos que acolhem”.

Entre os pontos que irão ser abordados estão a necessidade de zelar pelo acesso dos migrantes “a trabalho e habitação, a uma “educação para os seus filhos” e a uma experiência religiosa, pessoal e comunitária, que esteja de acordo com “as crenças de cada um”.

A CCEE recorda ainda a importância de fazer a ponte entre “quem chega de novo” e as comunidades de migrantes que “já estão estabelecidas” em determinado país.

Neste encontro, promovido em parceria com a Comissão dos Episcopados Católicos da EU (COMECE), participam também os delegados da CCEE envolvidos no apoio pastoral às comunidades migrantes.

O tráfico humano e a situação dos imigrantes chineses na Europa também estarão em cima da mesa, durante o evento.

O primeiro dia do encontro (26 de setembro) terminará com missa na paróquia de Nossa Senhora do Silêncio, presidida pelo arcebispo de Madrid, D. Carlos Osoro Sierra.

Na agenda deste evento está também uma celebração eucarística no dia 27 de setembro, na sede da Conferência Episcopal Espanhola, atualmente liderada pelo cardeal Ricardo Blázquez Pérez.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top