Igreja: D. António Francisco dos Santos envia mensagem à Diocese de Aveiro

Novo bispo do Porto agradece «amizade» da comunidade católica que serviu nos últimos anos

Aveiro, 21 fev 2014 (Ecclesia) – D. António Francisco dos Santos, que foi hoje nomeado bispo do Porto, enviou uma mensagem de despedida à Diocese de Aveiro, onde se encontra desde 2006, agradecendo a “amizade” que recebeu nestes anos.

“Agora é tempo de partir. Sem vos deixar. Parto de amarras soltas, agradecido por esta Igreja de Aveiro que sirvo e tanto amo. Sei que vou acompanhado pela amizade, oração e dedicação de todos os aveirenses”, refere o prelado, num texto enviado à Agência ECCLESIA.

D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, foi hoje nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo do Porto, sucedendo a D. Manuel Clemente, que em julho de 2013 deixou a diocese para assumir o cargo de patriarca de Lisboa.

“Em todos os lugares permaneci e trabalhei, por pouco ou muito tempo, com alegria. Sempre me senti livre para daí partir no dia seguinte, se necessário fosse. Sempre, de igual modo, me senti disponível para aí permanecer”, escreve o prelado.

O até agora bispo de Aveiro admite que a mudança não era “previsível”: “Aveiro era para mim lugar, desígnio e missão até ao fim. Nunca aqui fui estranho nem me senti estrangeiro”.

“Hoje, compreendo, melhor do que nunca, que também aqui era simplesmente peregrino. Só Deus basta e só Cristo permanece”, acrescenta.

D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo de Aveiro por Bento XVI em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

“Pedi a muitos dos nossos sacerdotes em cada ano que, por imperativo de missão, deixassem terras e comunidades e partissem, com alegria e coragem, para outras terras e novas comunidades. Agora tenho eu mesmo de ser coerente e consequente com o que pedi aos outros”, explica.

O prelado refere-se a Aveiro como a sua “casa”, onde nunca “faltaram colaboradores dedicados”, e destaca a Missão Jubilar que assinalou o 75.º aniversário da restauração da diocese, cujas comemorações se encerraram em dezembro de 2013.

“Acompanhai-me com a vossa amizade e oração, como sempre fizestes ao longo destes oito anos e abençoai-me nesta nova e difícil missão a que Deus me chama. Vivei esta hora comigo”, pede o até agora bispo de Aveiro.

D. António Francisco dos Santos sublinha que apenas poderia “dizer ‘Sim’” à missão que o Papa lhe confiou, no Porto.

“Sempre me senti sereno quando obedeci. Sempre reencontrei a liberdade interior quando, depois de dúvidas e receios, venci o temor e disse sim a Deus e à Igreja”, precisa.

A Diocese de Aveiro publicou uma mensagem de “agradecimento” a D. António Francisco dos Santos pela “dedicação, empenho e espírito evangelizador”, “a paixão pela caridade e a atenção aos mais marginalizados, o ardor pela missão e evangelização e o espírito de oração”.

“A Diocese do Porto ganha assim um pastor que tornará ainda mais visível o rosto paterno e próximo do nosso bom Deus”, refere o texto, enviado à Agência ECCLESIA.

O documento destaca as “profundas marcas” deixadas pelo bispo em Aveiro, “não só na comunidade eclesial que constituímos, mas também em toda a sociedade civil, cultural, académica, política e militar”.

“Esta nomeação, que a todos apanhou de surpresa, não pode ter outra resposta que não seja a da fé e consequente confiança inabalável no cuidado de Deus por esta sua amada Igreja presente em terras de Aveiro”, conclui a mensagem.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top