Norte-americano esteve na abertura do «Meeting Lisboa», a decorrer no Campo Pequeno
Lisboa, 23 nov 2013 (Ecclesia) – O surfista Garrett McNamara, que em janeiro deste ano surfou uma onda de 30 metros, disse esta sexta-feira que se sente melhor no mar do que no trânsito, destacando o “poder superior” que lhe dá segurança.
“Se tivermos um acidente de carro ou o avião estiver a despenhar-se, todos pedimos: ‘Deus, por favor, salva-me’. Por isso, ter essa crença e essa fé no poder superior faz-me seguir em frente e sei que estou seguro”, disse o norte-americano, na abertura do ‘Meeting Lisboa’ que decorre até domingo no Campo Pequeno.
McNamara disse ainda que o seu segredo perante as ondas gigantes é viver “no momento”, rejeitando os “estereótipos” que afetam os surfistas.
“Se estereotiparmos alguém e não lhe dermos uma oportunidade, perde-se muita gente boa. Toda a gente tem algo único”, alertou.
A arena do Campo Pequeno acolhe o «Meeting Lisboa», um encontro de três dias sobre a fé que por onde passam o patriarca D. Manuel Clemente, desportistas, músicos e políticos, entre outros.
“Este ano, sob o título ‘Sejam realistas. Peçam o impossível’, queremos refletir, redescobrir e trazer a tema o que move o coração – desejo de amor, de justiça, de beleza, de bem, de felicidade – desejo comum ao coração de todos os homens”, anuncia a organização do evento, ligada ao movimento católico ‘Comunhão e Libertação’.
Na abertura oficial, pelas 19h00, participaram D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, e o padre Luis Miguel Hernández, curador da exposição ‘Meeting 2013’.
Após o «Meeting pela Fé», de novembro de 2012, no início do Ano da Fé convocado pelo Papa emérito Bento XVI, a ACML – Associação Cultural Meeting Lisboa regressa ao Campo Pequeno com duas exposições, encontros, conferências e cafés literários, espaços de convívio, bancas de livros, produtos artesanais e outros.
A iniciativa acontece nos dias finais do Ano da Fé, que o Papa Francisco vai encerrar este domingo, com um evento cultural “out of the box” (fora da caixa).
“Nascido da experiência cristã de pessoas ligadas ao movimento católico Comunhão e Libertação, o Meeting Lisboa tem como objetivo, nos seus três dias de duração, criar espaços de diálogo entre pessoas de culturas, tradições e credos diferentes, estando certos de que os lugares de encontro entre os homens são o terreno ideal para a construção da amizade entre os povos e do bem comum”, adianta o site da iniciativa.
O ‘Meeting Lisboa’ é um evento aberto a todos, contando com a colaboração de dezenas de voluntários que colaboram gratuitamente durante todo o ano para a sua construção.
A conferência conclusiva, ‘Fé, Razão e Direito na identidade ocidental’, vai contar com as intervenções de Miguel Poiares Maduro, ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, e Manuel Braga da Cruz, historiador, antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa.
CB/OC