Lisboa, 16 mar 2021 (Ecclesia) – A revista «Brotéria» da Companhia de Jesus organiza um curso sobre “Arquitetura, espiritualidade e celebração cristã”, entre hoje e quinta-feira, dia 18 de março, através da plataforma Zoom.

A iniciativa tem como orientador o sacerdote jesuíta João Norton de Matos, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nas sessões o sacerdote que também é arquiteto “questionará a noção de transcendência e espiritualidade da arquitetura, através de casos de estudo e escritos de arquitetos”. “Será que as igrejas podem contribuir e gozar de uma empatia com a transcendência e a espiritualidade da arquitetura?”, lê-se.

No primeiro dia fala-se da “noção de transcendência e espiritualidade da arquitetura, do ponto de vista interno desta disciplina, na sua autonomia, através do conceito de estilo. Para isso recorremos a textos de teóricos da arquitetura e escritos de arquitetos”.

A abordagem no dia 17 de março centra-se em casos de estudo onde “algumas igrejas consideradas obras clássicas da arquitetura religiosa moderna e contemporânea”, que apontam para “a resolução concreta de intenções explícitas de transcendência e espiritualidade”.

Finalmente, na terceira e última sessão vai falar-se de “novos exemplos da arquitetura religiosa moderna e contemporânea, não imediatamente do ponto de vista do estilo, mas da sua função religiosa litúrgica”.

O orientador, padre João Norton de Matos é licenciado em arquitetura e completou a sua formação na Companhia de Jesus com uma especialização em estética e filosofia da arte em Louvain-la-Neuve, e em Teologia da cultura, em Paris, com uma tese sobre “a crise moderna da arte sacra”.

É atualmente assistente convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e vive na comunidade da Brotéria, em Lisboa.

LFS

Partilhar:
Share