Marcelo Rebelo de Sousa presente na apresentação do projeto
Portalegre, 21 abr 2016 (Ecclesia) – O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar hoje na apresentação pública do projeto de reabilitação e instalação do tesouro da Catedral de Portalegre.
O projeto está integrado no programa Rota das Catedrais, mas devido “aos travões e enredo” a reabilitação daquele monumento nacional tem caminhado de forma lenta porque a “burocracia é muito grande”, disse à Agência ECCLESIA D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco.
A catedral de Portalegre “tem o maior conjunto de retábulos maneiristas de Portugal, realçou o bispo.
“Os retábulos estão a degradar-se com as patologias próprias”, advertiu.
Para D. Antonino Dias, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa é uma forma “de chamar a atenção” para a realidade do interior do país.
A apresentação do projeto, que está a ser trabalhado desde 2009, inclui uma visita a “uma exposição de metais preciosos”, patente na sacristia principal da Sé de Portalegre, revelou o cónego Bonifácio Bernardo, membro da Comissão dos Bens Culturais da igreja.
O roteiro da visita do presidente português passa também pelos claustros da catedral, uma forma de visualizar a “planície alentejana e a cidade em redor”, explicou o sacerdote.
O presidente da República Portuguesa vai visitar os distritos de Portalegre, Évora e Beja, entre hoje e sábado, na primeira edição de uma iniciativa designada ‘Portugal Próximo’.
Às 15h25, D. Antonino Dias vai receber Marcelo Rebelo de Sousa para a bênção e inauguração da do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cabeço de Vide.
Mais tarde, pelas 17h15, decorre a visita à Catedral de Portalegre e seu tesouro, com as boas-vindas de D. Antonino Dias, a projeção de um vídeo e intervenções explicativas, concluindo-se a visita no piso superior, para contemplar a vista sobre a cidade.
SN/LFS