Igreja/Cultura: Coro Filarmónico da Estónia atuou na Vidigueira e ouviu cantares alentejanos

Programa do Festival Terras Sem Sombra incluiu caminhada entre antigos vinhedos, no âmbito de ação de sensibilização para a biodiversidade

Vila de Frades, Beja, 22 mai 2012 (Ecclesia) – O Coro de Câmara Filarmónico da Estónia atuou este sábado na matriz de Vila de Frades, concelho de Vidigueira, naquele que foi o mais recente concerto do Festival Terras Sem Sombra, organizado pela Igreja Católica.

O conjunto dirigido pelo maestro Daniel Reuss interpretou as “Vésperas” de Serguei Rachmaninov perante os 600 espetadores reunidos na igreja barroca do século XVIII, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia anterior ao concerto a comitiva estónia, que além dos músicos incluiu a poetisa Kristiina Hein, ouviu o coro “Os Vindimadores de Vidigueira”, orientado pelo padre Manuel Trindade Reis, de 69 anos, responsável pela paróquia de Pedrógão.

O programa prosseguiu no domingo com uma ação de sensibilização para a biodiversidade que consistiu numa caminhada entre os antigos vinhedos que ligam Vila de Frades à ‘villa’ romana de São Cucufate.

Durante a marcha os participantes aprenderam a aproveitar a natureza para rezar, iniciaram-se no canto das mais de 20 espécies de aves da região situada 190 km a sudeste de Lisboa, distinguiram as parras das diferentes vides e conheceram o modo como a sobreposição das várias épocas se expressa nos campos e nos monumentos.

A iniciativa, organizada em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, contou com a participação de crianças, membros dos Bombeiros Voluntários, agricultores, catequistas, autarcas, ecologistas, arqueólogos e monges.

A proteção da natureza e a abertura à diversidade musical constituem duas das prioridades do Festival criado em 2003 pelo Departamento do Património Histórico e Arquitetónico da Diocese de Beja.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top