Igreja/Cultura: Bispo do Porto valoriza «caminho comum» entre crentes e não crentes

D. Manuel Clemente antecipa realização do «Átrio dos Gentios», projeto do Vaticano, em Braga e Guimarães

Fátima, Santarém, 15 nov 2012 (Ecclesia) – O bispo do Porto afirmou hoje que há “sempre caminho comum a fazer” entre crentes e não crentes, antecipando a realização do ‘Átrio dos Gentios’, projeto do Vaticano que passa por Guimarães e Braga entre sexta-feira e sábado.

“É mais uma maneira de dizermos que estamos aqui presentes, dispostos, numa sociedade plural, a apresentarmo-nos com as convicções que temos e a ouvir os outros com as convicções que têm”, disse D. Manuel Clemente, em conferência de imprensa, no final da assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que decorreu em Fátima desde segunda-feira.

Para este responsável, o átrio alude a “espaços de diálogo, não imediatamente confessionais” para crentes e não crentes.

“É muito interessante, aliás, é uma maneira nova de chamar uma realidade que, em grande parte, já há”, destacou o vice-presidente da CEP, elogiando, a este respeito, a ação do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

D. Manuel Clemente convidou também à participação na próxima edição da Semana Social, uma organização trienal, vai decorrer no Porto, entre os dias 23 e 25 deste mês, tendo como tema ‘Estado Social e Sociedade Solidária’, que afirmou ser “da maior oportunidade”.

A sessão portuguesa do Átrio dos Gentios, projeto do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) para o diálogo entre crentes e não crentes, vai poder ser seguida com emissão vídeo online, em direto, assegurada pela Agência ECCLESIA, em parceria com o portal SAPO.

A iniciativa vai decorrer nas cidades de Guimarães e Braga, respetivamente capitais europeias da Cultura e da Juventude, subordinada ao tema ‘O Valor da Vida’, num programa que contempla concertos, uma exposição e uma peça de teatro, bem como um conjunto de conferências e debates.

O Átrio dos Gentios é inaugurado com uma conferência de Marcelo Rebelo de Sousa, comentador e professor universitário, sobre o tema ‘Identidade e sentido da vida de um povo’, a partir das 18h00, após um concerto da Fundação Orquestra Estúdio de Guimarães e do coro da licenciatura em música da Universidade do Minho.

Pelas 21h30 de sexta-feira, o neurocirurgião João Lobo Antunes vai refletir com o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, sobre ‘O valor e o sentido da vida de cada ser humano’, numa sessão pública com moderação de Maria João Avillez.

No sábado, a edição portuguesa vai englobar debates sobre “estilo de vida e salvaguarda do universo”, desde várias perspetivas, para além de momentos culturais, com concertos, exposições e a apresentação de uma peça de teatro.

A ministra Assunção Cristas, o antigo candidato presidencial Fernando Nobre e a presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, são alguns dos conferencistas convidados, juntando-se aos escritores Vasco Graça Moura e Valter Hugo Mãe, à poetisa Ana Luísa Amaral e ao padre e poeta Tolentino Mendonça, entre outros.

O ‘Átrio dos Gentios’ encerra-se pelas 21h30, na Catedral de Braga, com a apresentação da ‘Missa Brevis’ de João Gil, que também a interpreta integrado no grupo ‘Cantate’.

OC

Partilhar:
Scroll to Top