Funchal, Madeira, 0e mar 2016 (Ecclesia) – O bispo do Funchal nomeou João Henrique Silva como novo diretor do Museu Diocesano de Arte Sacra, com efeitos desde esta terça-feira.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese do Funchal destaca que o novo diretor do Museu Diocesano de Arte Sacra tem à sua responsabilidade “algumas das peças mais valiosas” que se podem ver em museus do arquipélago da Madeira.
“Inclusive, a Coleção de Arte Flamenga, ímpar em Portugal, recolhida e recuperada ao longo dos anos cujas algumas peças já participaram em várias exposições internacionais”, destaca.
Segundo o comunicado, João Henrique Silva foi diretor regional dos Assuntos Culturais, órgão responsável por “toda” a cultura na Região Autónoma da Madeira, entre 2004 e 2015.
“Durante anos”, o novo diretor do Museu Diocesano de Arte Sacra foi também o diretor do ‘Jornal da Madeira’ e, segundo a diocese, tem um mestrado, “que aborda René Girard, em relação com um romance de Milan Kundera”, pela Universidade Católica Portuguesa, licenciou-se em Filosofia, em 1987, e cursou Teologia entre 1975 e 1979.
A Diocese do Funchal agradece ainda e reconhece o “serviço e competente dedicação” da anterior diretora, Luiza Clode, na defesa e “consequente valorização do património cultural sacro da Igreja Diocesana”, durante “mais de três décadas”.
CB/OC