Igreja/Cultura: «A Jornada», exposição com fotografias da JMJ Lisboa 2023, foi inaugurada em Roma

«Serão a memória de um passado ainda não distante; são também um testemunho de que não há desafio que, com Deus, não possa ser vencido» – D. Américo Aguiar

Roma, 13 jun 2024 (Ecclesia) – A exposição ‘A Jornada’ sobre a JMJ Lisboa 2023, com fotografias de Rui Ochoa, foi inaugurada hoje, 13 de junho, no Instituto Português do Santo António em Roma (IPSAR).

“Os planos e fotografias de Rui Ochoa que hoje podemos contemplar nesta exposição permitem-nos ter diante dos olhos momentos que, para alguns, serão a memória de um passado ainda não distante”, disse D. Américo Aguiar, no discurso de inauguração da exposição, enviado à Agência ECCLESIA.

“Mas, na realidade, são também um testemunho de que não há desafio que, com Deus, não possa ser vencido: impulsionam-nos, portanto, para o futuro, onde é possível um mundo mais belo, mais pacífico, mais esperançoso”, realçou.

O cardeal português, que foi o coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude em Portugal e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, perante representantes de autoridades eclesiásticas e civis reafirmou o “profundo agradecimento a todos” que, no âmbito eclesial, no âmbito internacional e no âmbito português, “contribuíram para o sucesso da Jornada Mundial da Juventude”.

A edição internacional a Jornada Mundial da Juventude em Portugal decorreu de 1 a 6 de agosto de 2023, e D. Américo Aguiar, partilhou que “é difícil acreditar que já passou um ano” desde a JMJ em Lisboa mas que “envolveu todo o país” e que, durante alguns dias, a capital portuguesa “foi o centro da Igreja Católica”, antes de mais pelo acolhimento ao Papa Francisco “com muita alegria, entusiasmo e carinho”

“E, onde está Pedro, ali está a Igreja (disse Santo Ambrósio). Mas, também, porque tantos jovens, de todos os países do mundo (só as Maldivas perderam a chamada!) reuniram-se em torno do Sucessor de Pedro, com os seus sonhos e sorrisos, com os seus cantos e orações”, acrescentou o bispo de Setúbal.

O Instituto Português do Santo António em Roma (IPSAR) acolhe a exposição de fotografias ‘A Jornada’ sobre a JMJ Lisboa 2023, a convite do embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital; a nova mostra apresenta 44 fotografias do “olhar incisivo e único” de Rui Ochoa, escolhidas pelo fotógrafo da sua obra ‘A Jornada’, que lançou a 27 de novembro de 2023.

CB

 

 

Lisboa 2023: Fundação JMJ apresenta saldo positivo de 35 milhões de euros, destinados a «projetos de apoio a jovens»

Partilhar:
Scroll to Top