Igreja/Cultura: «A Caminho», um musical sobre a atualidade da Mensagem de Fátima

Auditório do Centro Comunitário Senhora da Boa Nova recebe apresentação «divertida, apaixonante, vibrante»

Lisboa, 04 out 2017 (Ecclesia) – A Produções Boa Nova, da Paróquia do Estoril, vai estrear hoje o musical ‘A Caminho’ com que pretende “desafiar o público” a refletir sobre a atualidade da Mensagem de Fátima e como é comum a todos.

“Não se trata de contar a Mensagem de Fátima, de falar dos acontecimentos de 1917. Vamos apenas tocá-los, ao de leve. A ideia é mostrar a atualidade da Mensagem, hoje, 100 anos depois, como essa Mensagem chegou ao mundo inteiro”, disse um dos produtores, Tomás Líbano Monteiro.

Ao jornal ‘Voz da Verdade’, do Patriarcado de Lisboa, explica que Fátima é uma história atual e, por isso, querem “mostrar como histórias de pessoas de hoje, tocadas por Fátima, se mudam e se cruzam”.

“Isto não vai ser sobre as aparições, vai ser sobre nós”, afirma o também produtor Miguel Oom Torres, sobre o espetáculo que vai estar no auditório do Centro Comunitário Senhora da Boa Nova.

Um musical “centrado em cada pessoa” que o vai ver e o que cada um “tem a ver sobre aquilo que aconteceu em Fátima”.

‘A Caminho’ que estreia esta quarta-feira, e vai estar em cena até 15 de outubro, tem como fio condutor “as vidas de duas pessoas que se cruzam numa peregrinação a Fátima” e que vai ser uma oportunidade para “viajar no tempo e por todo o mundo”, informa a sinopse do musical.

33 atores dirigidos por Pedro Ribeiro – que já trabalhou na Royal Opera House, em Londres, – dão vida a textos de Manuel Arouca, produtor do projeto ‘Fátima no mundo’.

Ao todo com a equipa de produção, a direção artística e os comerciais são perto de 120 pessoas, dos 15 aos quase 70 anos.

“Muitos deles desistiriam a meio se não estivessem, eles próprios, a caminho de algo que tem outra dimensão e que vai para além da sala de ensaios e do compromisso que têm connosco. Há um caminho que está a ser feito desde o início”, desenvolve Miguel Oom Torres, realçando a “dimensão espiritual” de cada envolvido.

“Sem isso seria só um bom espetáculo mas a dimensão espiritual torna isto um espetáculo transcendente”, observou, sobre a peça que tem o alto patrocínio do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Neste âmbito, Tomás Líbano Monteiro assinala que as pessoas depois do espetáculo vão para casa “a meditar” no que ali viveram, num musical que dá “um lado muito jovem e refrescante a Fátima”.

“Nós não queremos contar nada a ninguém, dizer a alguém no que tem de acreditar. Queremos deixar as pessoas a pensar sobre elas. Vamos questionar as pessoas sobre o ponto fulcral da vida delas. Mas de uma forma tão divertida, tão apaixonante, tão vibrante”, desenvolveu o produtor.

‘A Caminho’ estreia esta quarta-feira e é o quinto espetáculo da Produções Boa Nova, da Paróquia do Estoril, a entidade que gere os eventos do auditório do Centro Comunitário Senhora da Boa Nova.

Os produtores – Tomás Líbano Monteiro e Miguel Oom Torres – explicaram ao jornal do Patriarcado de Lisboa ‘Voz da Verdade’ que o objetivo são “produções de grande qualidade artística sempre com uma causa social”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top