Cidade do Vaticano, 29 ago 2014 (Ecclesia) – “O Desporto é para o homem. Da cultura do resultado à cultura do encontro” é o tema de um seminário promovido pelo Conselho Pontifício da Cultura, que entre 1 e 2 de setembro quer “refletir sobre o declínio cultural de um sistema”.
“O Seminário Internacional é uma ocasião propícia para refletir sobre o declínio cultural de um sistema, que chegou a tocar o limite da suportabilidade humana, aprisionado na lógica de um consumismo desenfreado”, informa o portal News.VA.
Aquele órgão de informação do Vaticano realça que o atual modelo desportivo, baseado na publicidade, “esquece o homem e enaltece a vitória, o sucesso e o lucro, a todo custo", e por isso não consegue assumir o papel de ‘escola de vida’” para as novas gerações.
O seminário é também considerado “uma ocasião extraordinária para refletir” e confrontar o valor educacional, cultural e espiritual da experiência desportiva para além de propor novos percursos formativos para os educadores.
No dia 1 de setembro realiza-se também o “jogo inter-religioso pela paz”, um evento desportivo com fins solidários impulsionado pela Scholas Ocurrentes, promovida pelo Papa Francisco, e a Fundação Pupi, do ex-jogador argentino Javier ‘Pupi’ Zanetti, e que terá lugar no Estádio Olímpico de Roma.
O Conselho Pontifício da Cultura promove este encontro em colaboração com o setor nacional da Pastoral para o Tempo Livre, Turismo e Desporto, da Conferência Episcopal Italiana, a Fundação João Paulo II para o Desporto e a Associação Desportiva Católica Internacional.
Um dos principais objetivos deste seminário é a preparação da conferência mundial sobre o “Desporto e a Fé”, que se vai realizar em setembro de 2015, no Vaticano.
“Este será o primeiro encontro internacional com os principais responsáveis do desporto das Federações Mundiais e os líderes religiosos, “para enfrentar os desafios do mundo desportivo”, acrescenta o serviço informativo da Santa Sé.
News.VA/CB/JCP