Igreja: Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe manifesta solidariedade e proximidade à Venezuela

Várias Conferências Episcopais convocaram um dia de oração, para este domingo, dia 4 de agosto

AppleMark (arquivo)

Bogotá, Colômbia, 03 ago 2024 (Ecclesia) – O Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM) enviou uma mensagem de solidariedade e proximidade ao povo venezuelano, no contexto da situação do país após as eleições presidenciais que deram a vitória a Nicolás Maduro para um novo mandato.

“Nesses momentos de difícil situação política e social, estamos comovidos com a angústia e a ansiedade experimentadas por tantas das nossas irmãs e irmãos que anseiam por um futuro melhor para si mesmos, suas famílias e comunidades”, escreve a presidência do CELAM, na mensagem divulgada esta sexta-feira, citada hoje pelo portal ‘Vatican News’.

O Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe destacou que várias Conferências Episcopais convocaram um dia de oração para este domingo, dia 4 de agosto, enquanto outras expressaram proximidade com as pessoas que “emigraram e vivem em diferentes países na América Latina e no Caribe”, como os bispos colombianos que no seu país também se juntam à “marcha nacional e à oração ecuménica” pela paz nacional.

Neste contexto, o CELAM salientou que muitas comunidades “também estão se mobilizando em espírito de oração”: “Acompanhamos essas expressões de fraternidade com o povo venezuelano e os encorajamos a continuar pedindo a Deus, o Senhor da história, que ilumine o caminho da Venezuela em direção à paz, à justiça e ao bem comum”.

“Nos unimos aos bispos venezuelanos que, como pastores, expressaram: ‘É o próprio Cristo que sustenta nosso país! Que o desânimo e o desespero não encontrem lugar na vida do cristão’”.

O Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe acrescenta que eles também rezam para que “a sabedoria de Deus encha as mentes e os corações de todos aqueles que têm a responsabilidade de tomar decisões em nome do povo”, e invocam a proteção de “Maria, nossa mãe no céu, para que nos sintamos mais como irmãos e irmãs”.

Em março deste ano, para o dia 22, o CELAM, a Confederação Latino-Americana de Religiosos  (CLAR) e a Cáritas convocaram um ‘Dia Continental de Oração’ pelo Haiti e pela sua população para esta sexta-feira, dia 22 de março.

A nova sede do CELAM foi inaugurada a 12 de julho de 2022, em Bogotá, na Colômbia, para fortalecer a missão junto da Igreja na América Latina, durante uma assembleia extraordinária do organismo da Igreja Católica, fundado há mais de 65 anos pelo Papa Pio XII.

CB

 

Venezuela: «Santa Sé une-se» aos apelos da Conferência Episcopal Venezuelana, disse representante do Vaticano na Organização dos Estados Americanos

 

Venezuela: Bispo católicos unem-se a quem pede «um processo de verificação das atas» das eleições presidenciais

Partilhar:
Scroll to Top