Igreja: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil assinalou 70 anos de fundação

Episcopado português enviou mensagem de «congratulação pelo dedicado e competente serviço da CNBB a toda a Igreja»

Aparecida, 02 set 2022 (Ecclesia) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil assinalou esta quinta-feira os 70 anos de fundação numa sessão solene que decorreu no Santuário Nacional de Aparecida, apontando a “comunhão, participação e missão” como marcas da sua história e dos seus objetivos.

A sessão foi conduzida por apresentadores da TV Aparecida, participaram diversos músicos católicos do Brasil e alguns bispos evocaram a história da fundação da CNBB por iniciativa de D. Hélder da Câmara, inspirado na metodologia da Ação Católica, onde era assistente, que propôs ao secretário de Estado do Vaticano da altura, Giovanni Battista Montini, futuro Papa Paulo VI, a criação de uma conferência episcopal num país continental.

A Conferência Episcopal Portuguesa associou-se à celebração dos 70 anos da CNBB, que nasceu no dia 14 de outubro de 1952, congratulando-se pelo “dedicado e competente serviço” a toda a Igreja.

“Por ocasião da celebração dos 70 anos de existência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que ocorrerá a 14 de outubro, e aproveitando a atual realização da vossa Assembleia Geral em Aparecida, a Conferência Episcopal Portuguesa envia uma palavra de saudação e de congratulação pelo dedicado e competente serviço da CNBB a toda a Igreja, em particular no Brasil”, afirma a mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

A CEP indica também a recente “colaboração a nível litúrgico”, para concluir a terceira edição da tradução do Missal Romano, e os “encontros bianuais das presidências dos Bispos Lusófonos” como “dois exemplos desse caminho conjunto” que permite o “mútuo enriquecimento eclesial, cultural, litúrgico e teológico”.

Na mensagem a CEP deseja que a “comunhão se intensifique com o dinamismo sinodal tão fortemente reavivado na Igreja pelo Papa Francisco”.

“Desejamos que essa fecunda colaboração continue a ser frutuosa na celebração da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa no próximo ano, com forte presença dos jovens do Brasil entre nós. A presença de Dom Américo Aguiar e dos jovens na vossa Assembleia Geral são incentivo desse desejo tão sentido pela Igreja em Portugal”, acrescenta o documento.

A celebração dos 70 anos da CNBB decorreu no âmbito da assembleia plenária do episcopado brasileiro, que hoje termina em Aparecida.

PR

Partilhar:
Scroll to Top