Tema esteve em análise na reunião de delegados diocesanos
Lisboa, 21 jan 2021 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) está a preparar o documento “O Diácono Permanente – Ministro do Serviço e da Proximidade” com indicações que possam ajudar a “relançar, formar e acompanhar” os diáconos permanentes.
O tema esteve em análise no encontro realizado por videoconferência com delegados diocesanos do Diaconado permanente, onde foi também avaliada a Jornada Nacional do Diaconado Permanente, refere um comunicado da CEVM enviado à Agência ECCLESIA.
O encontro contou com a presença de D. António Augusto Azevedo, presidente da CEVM, o padre António Jorge, secretário, e representantes de “quase todas as diocese de Portugal”.
Com este encontro de delegados do Diaconado Permanente em Portugal, a CEVM lançou um “trabalho sinodal que constituiu a leitura e partilha de contributos sobre o esboço do documento ‘O Diácono Permanente – Ministro do Serviço e da Proximidade’”.
O documento vai ser apresentado na próxima assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa e pretende ser a referência de “indicações gerais que possam ajudar as dioceses portuguesas a relançar, formar e acompanhar aqueles que são chamados a viver sob a graça do primeiro grau do Sacramento da Ordem”, refere o comunicado.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios reúne a informação sobre o Diaconado Permanente em ecclesia.pt/cevm.
PR