Igreja: Carmelitas Descalços celebram quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus

Iniciativas decorrem entre hoje e 15 de outubro de 2015

Fátima, Santarém, 15 out 2014 (Ecclesia) – A congregação dos Carmelitas Descalços em Portugal vai assinalar os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus com um vasto conjunto de iniciativas de âmbito espiritual e cultural com congressos, exposições, cursos e uma peregrinação.

“Será um ano de festa e ação de graças pelo dom desta mulher à Igreja e à Humanidade, porque é uma figura marcante pela sua santidade, inteligência, capacidade reformadora e renovadora da vida da Igreja”, explica o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A congregação religiosa destaca também o “humanismo” de Santa Teresa de Jesus, “os seus dotes literários” e a “fina psicologia que desbrava o conhecimento do ser humano”.

Para assinalar esta efeméride, entre hoje e 15 de outubro de 2015, a congregação dos Carmelitas Descalços vai realizar diversas iniciativas que começam com um congresso sobre a “Experiência Mística Cristã”, de 17 a 19 de outubro de 2014, na Domus Carmeli, em Fátima.

Neste mês de outubro, o Colégio Luso Britânico de Elvas e o Movimento Teresiano de Apostolado local estão a levar a efeito várias atividades, incluindo uma Eucaristia, hoje, pelas 11h00, para toda a comunidade educativa do colégio, na Paróquia de Santa Luzia, presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves.

As comunidades dos padres carmelitas em Portugal, assinalam a abertura do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus no domingo.

Em Portugal vai ainda ser organizado um seminário sobre Santa Teresa de Jesus, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, e um curso online na mesma instituição de ensino em Lisboa.

A congregação dos Carmelitas Descalços promove também um ciclo de quatro conferências no Centro de Cultura Católica do Porto e encontros de espiritualidade em todas as dioceses de Portugal durante um fim-de-semana, organizado pelos Institutos Religiosos de inspiração carmelita e teresiana.

O vasto conjunto de atividades de cariz espiritual e cultural conta ainda com várias exposições itinerantes sobre as obras teresianas, uma específica sobre “a sua receção em Portugal” e uma peregrinação a Fátima “com um musical no programa”.

Em 2015, os Carmelitas Descalços vão realizar mais dois congressos, na Domus Carmeli, em Fátima: o Congresso Carmelita Teresiano, sobre Teresa de Jesus, de 15 a 18 de outubro, e o Congresso Internacional no V Centenário de Santa Teresa – A Reforma Carmelita Descalça em Portugal, entre 22 e 24 de outubro.

O Papa decretou um Ano Jubilar durante o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, que celebra-se entre outubro de 2014 e outubro de 2015, e em Ávila, local onde nasceu Santa Teresa de Jesus são vários os locais onde se pode obter a indulgência plenária.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top