D. Manuel Linda sublinha importância da «misericórdia»
Lisboa, 22 mar 2016 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda, escreveu uma mensagem de Páscoa para os militares e polícias portugueses, na qual sublinha a importância da “misericórdia”.
“No nosso próprio interesse, deixemos que a misericórdia do Redentor supra as nossas carências e infelicidades. Abramos o nosso coração ao Senhor da Misericórdia”, escreve, num texto a que a Agência ECCLESIA teve acesso.
D. Manuel Linda apresenta uma reflexão sobre a “Páscoa de Cristo”, precisando que “não se trata de um simples «amor», na significação que a linguagem corrente dá a esta palavra, mas da mais completa e plena misericórdia”.
“Não é o amor que aumenta ou diminui de acordo com a correspondência da outra parte, mas a Misericórdia que abraça a todos, mesmo que o não mereçam e até a rejeitem”, realça.
O responsável pelo Ordinariato Castrense observa que na Páscoa do Ano Jubilar da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, todos são chamados a contemplar “a enorme grandeza de um Amor” que envolve “como graça, ternura, plenitude, felicidade, sentido, misericórdia, salvação”.
Em sentido contrário, alerta, está a “perene tendência à posse e domínio da outra parte”.
“A todos, feliz Páscoa”, conclui D. Manuel Linda.
A Igreja Católica coloca sob a jurisdição do Ordinariato Castrense todos os fiéis militares e também aqueles que, por vínculo da lei civil, se encontram ao serviço das Forças Armadas; são também setores integrantes as Forças de Segurança, ou seja, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.
OC