Igreja: Bispo das Forças Armadas convida sociedade a reconhecer «alto valor da Defesa»

D. Manuel Linda presidiu a Missa pelo Dia do Exército, em Elvas

Elvas, 23 out 2016 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança presidiu hoje em Elvas à Missa que integra as celebrações do Dia do Exército 2016, deixando um convite para que a sociedade reconheça o “alto valor da defesa” nos dias atuais.

“Neste tempo de globalização, vemos que se exporta o terrorismo com o simples gesto de carregar nas teclas de um computador”, alertou D. Manuel Linda, na homilia da Eucaristia, perante responsáveis militares e da sociedade civil.

O prelado assinalou que esta situação tem consequências particulares para os mais frágeis e indefesos.

“Nunca como hoje, ditadores sem escrúpulos, que não temem a Deus nem respeitam a humanidade, tiveram as possibilidades de fazer e exportar a guerra mais hedionda”, advertiu.

Segundo D. Manuel Linda, a realidade obriga a assumir que, neste momento histórico, é preciso criar condições para a “legítima defesa” perante as ameaças globais.

A homilia deixou depois apelos a um “redobrado espírito de serviço” dos militares, de “ética inegociável” e “serviço ao outro”.

Falando na igreja de Nossa Senhora da Assunção, o bispo das Forças Armadas de Segurança recordou que a tarefa da Defesa “custa dinheiro” e implica que os contribuintes confiem nos militares.

Nesse sentido, defendeu uma “ética de generosidade e de plena entrega”, que nunca coloque em causa os “elevados valores” da deontologia.

“Na cadeia hierárquica, tratai os vossos subordinados com toda a amabilidade e respeito”, pediu D. Manuel Linda aos presentes.

O prelado concluiu a celebração com uma oração para que o Exército Português possa viver um “tempo favorável, um tempo de tranquilidade”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top