Igreja: Bispo alerta para «relativismo, desertificação espiritual e individualismo» que afeta educação

D. Manuel Pelino presidiu ao início da Semana Nacional da Educação Cristã

Fátima, Santarém, 29 set 2014 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé assinalou este domingo que a Semana Nacional da Educação Cristã “procura sensibilizar e incentivar os membros do povo de Deus para o crescimento e transmissão da fé”.

“Esta é uma nova vida e uma luz para todos iluminar, uma fonte de alegria e esperança de que todos necessitam. Não a podemos guardar escondida”, alertou D. Manuel Pelino, na Eucaristia a que presidiu na Sé de Santarém.

O bispo da Diocese de Santarém destacou que “todos” precisam de se “apoiar mutuamente no caminho do Senhor” e alertou para as “dificuldades e perigos” do atual contexto de “relativismo, desertificação espiritual e individualismo”.

Segundo o portal Educris, o prelado explicou que “à luz do amor de Deus a vida é uma aventura com encanto e com uma missão a cumprir”, a de “cuidar da fé uns dos outros”.

“Temos apoios sólidos que tornam gratificantes a educação: O espírito Santo, as fontes que nos alimentam como a palavra de Deus, os sacramentos e a vida das comunidades cristãs, o exemplos dos santos e educadores”, acrescentou o bispo de Santarém.

Para presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), a “grande preocupação” da educação da fé é “levar ao encontro com Jesus e guiar pelo seu caminho” porque Ele “não é apenas um exemplo” mas “um caminho novo e quem O encontra adere".

Por isso, o prelado destacou também o que considera os três principais grupos educadores na vida e na formação de cada criança.

“A família, primeiro lugar educativa, a escola, com importância essencial em colaborar e completar e, por fim mas não menos importante, a comunidade cristã onde a fé se deve tornar uma experiencia, vivida, celebrada e testemunhada”, desenvolveu D. Manuel Pelino.

O responsável da CEECDF, saudou “com afeto” os educadores que “acompanham, no caminho do bem, justiça e fraternidade os mais novos”.

No fim da homilia, o prelado destacou ainda que os educadores “merecem o reconhecimento de todos os que se dedicam a orientar na vida do bem e da vida plena”.

A Semana Nacional da Educação Cristã decorre até domingo, dia 5 de outubro, sob o tema "Educar na Alegria da Fé" e do programa destacam-se as Jornadas Nacionais de Catequistas 2014.

Educris/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR