A Igreja Católica na Áustria criou um fundo para indemnizar todas as vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes.
O anúncio foi feito pelo Cardeal Christoph Schoenborn, líder da Conferência Episcopal do país, que ontem esteve reunida.
De acordo com o comunicado presente no site oficial daquele organismo, o fundo será financiado pelos padres infractores ou pelas instituições directamente responsáveis por eles. Vai também servir para pagar as acções de terapia das vítimas, nos casos de necessidades de tratamento.
O episcopado austríaco espera “ajudar as vítimas de forma rápida, humana e adequada, sem burocracias”. Promete ainda mais rigor e responsabilidade no processo de formação dos sacerdotes.
D. Christoph Schoenborn manifestou satisfação pela queda do “muro de silêncio” que durante muito tempo envolveu e abafou todo este problema, um silêncio que o cardeal espera que “nunca mais se repita”.
Este ano, já foram registadas cerca de 600 notificações por abuso sexual e maus-tratos em instituições católicas, sendo que a maioria já prescreveu judicialmente.
A Igreja austríaca já disponibilizou um site – www.ombudsstellen.at – para centralizar as denúncias de abusos, fornecer informação e ajuda às vítimas.