Igreja/Ambiente: Jesuítas associam-se ao «Tempo da Criação» com «7 verbos pela Terra»

As propostas «praticar a esperança» e «uma pausa pela terra» vão ser publicadas pelo portal «Ponto SJ»

Lisboa, 28 ago 2020 (Ecclesia) – A Companhia de Jesus em Portugal (Jesuítas) informa que se associa ao ‘Tempo da Criação’ com a iniciativa digital ‘7 verbos pela Terra’, que vai divulgar no portal ‘Ponto SJ’, de 1 de setembro a 4 de outubro.

“O Ponto SJ manifesta assim o seu desejo de colaborar com uma maior consciencialização quanto à necessidade de nos empenharmos no cuidado pela Casa Comum”, informa o gabinete de comunicação da Companhia de Jesus em Portugal.

Um comunicado enviado hoje à Agência explica que o portal ‘Ponto SJ’ associa-se “pela primeira vez” à iniciativa ‘Tempo da Criação’, que tem este ano como tema ‘Jubileu pela Terra: Novos Ritmos, Nova Esperança’, de 1 de setembro a 4 de outubro.

Os Jesuítas em Portugal propõem a iniciativa digital ‘7 verbos pela Terra’ que se vai concretizar em duas propostas: ‘Praticar a Esperança’ é a primeira e vai ser lançada nas redes sociais do ‘Ponto SJ’, em forma de cartaz, a partir de terça-feira.

Em cada dia da semana vai ser lançado um verbo – ‘agradece, reflete, informa-te, age, contempla, reza, saboreia’ – com diversas ações como o convite a “apreciar com a sensibilidade e os sentidos a criação através da arte e do paladar”, a “agradecer algum elemento da criação”, a partilhar uma citação que “ajude a pensar sobre questões ambientais”, a um gesto concreto que “expresse cuidado pela Casa Comum”, a “apreciar uma fotografia de um lugar de beleza da criação”.

Nos últimos sete dias do ‘Tempo da Criação’, de 28 setembro a 1 de outubro, o portal ‘Ponto SJ’ faz ‘Uma pausa pela terra’, a segunda proposta que consiste numa “meditação diária de um minuto”, em formato podcast.

“Cada dia uma meditação inspirada num dos 7 verbos. As meditações serão da autoria da jovem poeta Teresa Esteves da Fonseca”, acrescenta o comunicado.

O ‘Tempo da Criação’ começa com um dia mundial de oração pela criação, no próximo dia 1 de setembro, que o Papa Francisco instituiu na Igreja Católica em 2015, uma data que o patriarca ecuménico Dimitrios I proclamou para os Ortodoxos em 1989, coincidindo com o início do Ano Litúrgico Ortodoxo.

O gabinete de comunicação da Companhia de Jesus em Portugal adianta que “anunciará brevemente outras iniciativas” no âmbito do ano especial ‘Laudato Si’ que a Igreja Católica está a celebrar até 24 maio de 2021, e foi convocado pelo Papa Francisco nos cinco anos da sua encíclica social e ecológica ‘Laudato Si’.

CB

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top