Igreja: 81 alunos concluíram Curso Básico de Teologia da Diocese do Algarve para agentes de pastoral

«Uma ferramenta para melhor cumprir a missão que a todos o Senhor confiou» – Cónego Mário de Sousa

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 02 jul 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve informa que 81 alunos concluíram o Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral, promovido pelo Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), em regime online desde 2021.

“O estudo da Teologia é uma forma de nos aproximarmos da verdade, que nos foi revelada por Jesus e que o próprio Jesus é, mas sempre com a humildade de sabermos que, por muito que nos aproximemos, ficaremos sempre no seu limiar”, disse o diretor do CEFLA, na Eucaristia de encerramento, divulga o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O cónego Mário de Sousa destacou que “num tempo de tantas turbulências e de fortes vagas, que açoitam a vida de cada um”, da Igreja e do mundo, é fundamental conhecer bem o Evangelho e “o projeto de salvação que Deus tem para a humanidade e para o mundo”.

81 alunos concluíram o Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral da Diocese do Algarve que teve um programa de estudos com 18 disciplinas semestrais, que foram lecionadas por 14 professores, da diocese algarvia, de Beja e de Évora, e incluiu seis jornadas intensivas presenciais, por cinco docentes.

O diretor do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve que destacou a “dedicação e entusiasmo” dos alunos que frequentaram esta formação, iniciada durante a pandemia do coronavírus Covid-19, assinalou que o curso há de ser também, na vida de cada um, “uma ferramenta para melhor cumprir a missão que a todos o Senhor confiou”.

“Sermos «pescadores de homens», seus colaboradores no desígnio de transportar até «à outra margem», até à plenitude da vida, os homens e mulheres de todos os tempos e lugares”, realçou o cónego Mário de Sousa.

Para nós, isto concretiza-se no nosso Algarve, seja na comunidade paroquial de que cada um faz parte, seja colocando-se ao serviço de Deus neste novo desafio que Ele está a fazer à nossa Igreja Diocesana: de que as comunidades com maiores possibilidades colaborem no anúncio do evangelho e da edificação da Igreja em comunidades mais pequenas”.

A Eucaristia de encerramento do Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral da Diocese do Algarve, que começou em 2021 e realizou-se em regime exclusivamente online, teve a participação de 50 finalistas e foi presidida pelo diretor do CEFLA, no dia 23 de junho, na Sé de Faro.

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que no final da celebração juntou-se ao grupo de finalistas, destacou o percurso realizado, agradeceu a todos os participantes a persistência, e a necessidade de que os conhecimentos adquiridos sejam postos ao serviço das comunidades e da própria diocese, no contexto do novo projeto da sua reorganização “em chave missionária”, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top