Haiti: Caritas Portuguesa inicia novo projeto solidário

Iniciativa visa promover inserção de jovens no mundo do trabalho

Lisboa, 06 out 2011 (Ecclesia) – A Caritas Portuguesa, em parceria com a ONG espanhola CESAL, iniciou esta segunda-feira um projeto de reinserção sociolaboral das famílias da paróquia de Notre Dame de Lourdes, na capital do Haiti, afetadas pelo sismo de janeiro de 2010.

“Nos próximos 24 meses será construído e posto em funcionamento um centro técnico profissional que irá abranger 760 beneficiários diretos”, assinala a organização católica, no seu site.

O projeto pretende “apoiar a formação profissional integral dos jovens de Cité Militaire e melhorar o acesso ao emprego através de ações empreendedoras”.

A Caritas arquidiocesana de Port-au-Prince será, também, parceira neste projeto e ficará responsável pela gestão do fundo rotativo para microcrédito a empreendedores, instrumento fundamental para o lançamento de pequenos negócios no período pós formativo.

“A Cáritas Portuguesa está a ultimar preparativos para, no curto prazo, lançar mais projetos neste país”, indica a organização católica.

Estas atividades enquadram-se na pública «Caritas Ajuda Haiti», que decorreu entre 13 de janeiro e 24 de março de 2010, contabilizando donativos no valor de 1,41 milhões de euros para ajudar o país a recuperar da catástrofe natural que vitimou cerca de 200 mil pessoas, feriu outras 300 mil e deixou cerca de um milhão e quinhentos mil desalojados.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top