Bispo sucede a D. José Lampra Cá
Cidade do Vaticano, 07 nov 2026 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje D. Victor Luís Quematcha, até agora responsável pela Diocese de Bafatá, como novo bispo de Bissau, após aceitar a renúncia apresentada por D. José Lampra Cá.
Segundo o boletim diário da Sala de Imprensa da Santa Sé, o prelado franciscano de 59 anos regressa à diocese onde nasceu, a 27 de abril de 1967, na localidade de Cumura.
D. Victor Luís Quematcha emitiu a profissão perpétua na Ordem dos Frades Menores a 30 de agosto de 1997, em Brá, e foi ordenado sacerdote a 2 de maio de 1998, em Nhoma.
Após a ordenação presbiteral, desempenhou as funções de vice-mestre de noviços em Dapaong, no Togo, entre 1997 e 2000, e de reitor do Seminário Menor de Brá, de 2000 a 2004.
Entre 2004 e 2006, concluiu a licenciatura em Teologia Moral na Pontifícia Academia Alfonsiana, em Roma, lecionando depois essa disciplina no Seminário Maior Interdiocesano D. Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau, até 2021.
No âmbito da vida consagrada, o novo bispo de Bissau foi mestre de professos temporários em Brá (2007-2009), custódio da Custódia de São Francisco de Assis para a Guiné-Bissau durante três mandatos consecutivos (2009-2018) e definidor geral dos Frades Menores Franciscanos para África (2021-2025).
O seu percurso na diocese da capital guineense inclui ainda o serviço como pároco da Catedral de Nossa Senhora da Candelária, entre 2014 e 2020, e como diretor do Hospital do Mal de Hansen, em Cumura, de 2017 a 2021.
Nomeado bispo de Bafatá a 8 de março de 2025, D. Victor Luís Quematcha recebeu a ordenação episcopal a 25 de junho do mesmo ano, sucedendo agora a D. José Lampra Cá no governo pastoral da Diocese de Bissau.
OC
