Igreja Católica mobiliza-se para ajuda de emergência
Cidade do Vaticano, 05 jun 2018 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem de condolências às vítimas da erupção do vulcão ‘Fuego’, na Guatemala, que provocou dezenas de mortes e provocou elevados danos materiais.
Francisco mostra-se “profundamente entristecido” com a tragédia, que afetou um “número significativo” de pessoas e reza pelos que morreram e por todos os que “sofrem as consequências desse desastre natural”.
O vulcão, situado a oeste da Cidade da Guatemala, entrou em violenta erupção no domingo, cobrindo as aldeias circundantes de cinzas incandescentes e lava.
A tragédia provocou mais de 70 mortes confirmadas, mas estima-se que o número de vítimas mortais possa aumentar.
A Diocese de Escuintla, a mais afetada pelo desastre, reagiu através de uma nota assinada pelo seu bispo, D. Victor Hugo Palma Paúl.
“Pedimos às autoridades governamentais locais e nacionais que o continuem a fornecer os serviços que lhes competem”, escreve o prelado.
A sede da Cáritas de Escuintla serve, neste momento, como centro de recolha para medicamentos, roupas e alimentos, e especialmente para a água potável.
No próximo domingo, vai ser realizada uma recolha de donativos em todas as paróquias da diocese guatemalteca.
O pior cenário prevê que se possa chegar a 3 mil vítimas mortais, segundo Mario Arévalo, secretário-executivo da Caritas da Guatemala.
“A extensão dos danos não é quantificável neste momento. Há tantas pessoas desaparecidas e, tendo as autoridades estabelecido três linhas de segurança, não é possível alcançarmos as áreas mais povoadas”, refere ao portal ‘Vatican News’.
OC