Guarda, 16 nov 2013 (Ecclesia) – O “Fórum Juvenil 2013” que decorreu hoje no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na Guarda pretendeu motivar os jovens a redescobrir a sua “identidade como igreja e comunidade cristã”, revela a página da internet da Diocese.
O lema do fórum foi “Igreja: somos pedra ou gente?” e teve como principais destinatários os jovens a partir dos 15 anos, sacerdotes, agentes pastorais, catequistas, animadores de grupos de jovens e professores de Educação Moral Religiosa Católica.
O Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda explica que este ano vai haver um maior empenho “em ajudar os párocos e demais agentes pastorais na criação e na consolidação das equipas arciprestais de jovens”, que pretendem ser “um instrumento indispensável à pastoral juvenil de cada arciprestado e de cada paróquia”.
O programa deste fórum contou com oração, com uma reflexão sobre o tema “Igreja: somos pedra ou gente?” e a elaboração de trabalho de grupos, além da apresentação da equipa do Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda e do seu plano de atividades.
O encerramento do “Fórum Juvenil 2013” contou com uma eucaristia presidida pelo bispo da diocese da Guarda, D. Manuel Felício.
MD