Guarda: Faleceu o padre José Martinho, antigo pároco de São Romão

Foto: Diocese da Guarda

Guarda, 19 jan 2022 (Ecclesia) – O padre José Moreira Martinho faleceu esta terça-feira aos 96 anos de idade, em São Romão, Concelho de Seia, informou a Diocese da Guarda.

As cerimónias fúnebres são presididas hoje pelo bispo diocesano, D. Manuel Felício, com a Missa exequial na igreja de São Romão; o cortejo segue depois para a Parada, Concelho de Almeida, onde o corpo será sepultado no cemitério local.

José Moreira Martinho nasceu a 27 de outubro de 1925, na extinta freguesia dos Anjos (Lisboa), onde foi batizado; com 3 meses de idade passou a residir em Parada.

O falecido sacerdote foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1949, tendo passado pelas paróquias de São Romão, Lapa dos Dinheiros, Vila Cova à Coelheira São Gião, Sandomil e Várzea de Meruje; foi assistente diocesano do Apostolado da Oração.

“Sou um padre muito feliz e o dedo de Deus esteve presente, no momento em que optei por ir para o Seminário”, disse ao Jornal ‘A Guarda’, quando celebrou 90 anos de vida.

No ano 2000, foi-lhe atribuído, pela Assembleia de Freguesia de São Romão, o grau de Cidadão de Mérito; a Câmara de Seia atribuiu o nome de Padre José Moreira Martinho ao Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de São Romão.

“Entre o seu vasto percurso, marcado por uma enorme dimensão humana, destaca-se a sua relevante dinamização a nível pastoral, social e cultural, particularmente em São Romão, paróquia do arciprestado de Seia, onde foi pároco entre 1950 e 2018”, refere o Município de Seia, numa nota de pesar divulgada nas redes sociais da autarquia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top