Guarda, 08 mar 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Juvenil Universitária Vocacional da Diocese da Guarda promove o retiro para jovens «Pausa Quaresmal para preparares a tua Páscoa», entre hoje e domingo, dia 10 de março, nas Penhas Douradas, em Manteigas.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que esta iniciativa é orientada pelo reitor do Seminário da Guarda, o padre Paulo Figueiró, que é também capelão das Irmãs Carmelitas e do Estabelecimento prisional na cidade da Guarda.

O retiro que propõe uma “Pausa Quaresmal” para os jovens prepararem a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, este ano dia 21 de abril, começa hoje e destina-se a qualquer jovem com idades entre os 16 e 29 anos que devem levar uma Bíblia, material para escrever, saco-cama, toalha, material de higiene pessoal e roupa quente.

A Quaresma, que começou esta quarta-feira com a celebração da imposição das Cinzas, é um tempo de 40 dias marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, até à festa da Páscoa.

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, na sua mensagem para este tempo litúrgico convidou a viver a Quaresma em contexto missionário e destinou a renúncia quaresmal a “iniciativas de formação” no campo da Missão.

LFS

Partilhar:
Share