D. Manuel Felício assinalou início do Advento, apontando à «valorização da escuta de todos»
Guarda, 04 dez 2023 (Ecclesia) – O bispo da Guarda assinalou este domingo, na Catedral diocesana, o início do tempo do Advento, que antecede o Natal no calendário litúrgico, pedindo que os católicos encontrem espaço para Jesus.
“Perguntemo-nos, por isso, desde já, se, no meio das ofertas comerciais deste Natal, há lugar para Jesus no nosso coração e inclusivamente se estamos dispostos a arredar tudo o que possa impedir esse lugar”, referiu D. Manuel Felício, numa homilia enviada à Agência ECCLESIA.
O responsável católico destaca que a palavra “advento” significa “vinda”, o tema central das semanas que antecedem o Natal.
“É importante, desde já, que cada um de nós se pergunte sobre se, na sua vida pessoal, na da sua família e também dos espaços humanos e sociais que frequenta, há lugar para acolher a vinda de Jesus”, sustenta.
O bispo da Guarda dedicou passagens da sua homilia à defesa da “casa comum”, evocando a COP28 que decorre no Dubai, e à sinodalidade.
“Para fazermos este percurso sinodal nas nossas comunidades, já há alguns instrumentos previsto na lei da Igreja, como são os conselhos paroquiais e interparoquiais, mas há outras formas simples de valorizar a presença e a participação de todos”, indica D. Manuel Felício.
OC