Governo francês cria um Instituto sobre o ensino religioso

O Instituto Europeu de Ciências das Religiões (IESR), criado pelo ministério de Educação nacional do governo francês, foi inaugurado no passado dia 20 de Junho com o objectivo de promover o ensino religioso na escola laica e republicana. Dependente da Ècole Pratique des Hautes Études (EPHE), o novo instituto, presidido por Régis Debray e dirigido por Claude Langlois, quer ser um pólo de recursos e formação ao serviço do mundo do ensino público, assim como um centro de investigação aplicada sobre o ensino do facto religioso na Europa. O Instituto quer pôr também suas competências à disposição de diferentes ministérios governamentais (Assuntos Exteriores, Interior) segundo a actualidade e suas necessidades. Régis Debray, nascido em Paris em 1941, provém de uma histórica militância no marxismo revolucionário. Em 1967, enquanto se encontrava na Bolívia ao lado de Che Guevara, foi condenado a trinta anos de prisão. Libertado três anos depois pela pressão internacional, foi entre outras coisas conselheiro do presidente francês François Mitterrand para América Latina. A ele se deve a proposta da “reintrodução do ensino religioso na escola,” como elemento de formação indispensável, «tanto quanto é o prolongamento de todos os ensinos fundamentais». Régis Debray resume desta maneira as conclusões do seu relatório, dirigido ao ministro de educação: «Não é possível entender a grande pintura renascentista, se não se conhecer a história de José, Maria e seu filho, Jesus. Alguém que visite um grande museu, não saberá o que está contemplando diante de um São Sebastião: trata-se de um «cow-boy» atingido por flechas indígenas? Para compreender um Magnificat de Bach, ou um Te Deum, deve-se saber o que é e o que consiste a Missa…». O IESR já organizou um colóquio sobre o ensino religioso, em Novembro de 2002, para directivos de Educação nacional, e programou para 2 e 3 de Outubro uma conferência internacional sobre o tema «Política e religião na Ásia, a actualidade à luz da História».

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