Get Inspirit

http://www.getinspirit.org/#/pt

Esta semana propomos um projeto voltado “para todos os povos sem distinção de raça ou de religião” que é da responsabilidade dos Missionários da Consolata, denominado “Inspirit”. Eles pretendem “estar perto de quem sofre, é marginalizado ou vê os seus direitos espezinhados”. Partilhando “a justiça e a paz como elementos centrais do seu ideário”.

Ao digitarmos o endereço www.getinspirit.org encontramos um espaço graficamente muito bem concebido acompanhando as mais recentes inovações digitais na produção de conteúdos para a internet. Este é um facto relevante porque, apesar do aspeto gráfico não ser o mote principal deste sítio, demonstra claramente a atenção e o cuidado profissional colocado na produção deste projeto.

Na página principal além da ligação para as opções do menu, encontramos os rostos de cinco raparigas e rapazes (Miriam Sanogo, Bakayoko Mepondo, Miriam Sibi, Timite Sali, Coulibali Adara) que ao clicarmos em cada um(a) nos aparece um vídeo excelentemente produzido que nos mostra a realidade em que habitam. É ainda nessa página que estão as ligações para as principais redes sociais (facebook, twitter, vimeo, tumblr) e ainda para um blogue, também ele muito bem produzido.

No item “a nossa causa” podemos consultar a informação mais institucional, nomeadamente que os irmãos missionários atuam nos cinco continentes onde a pessoa sofre, porque eles querem “ser embaixadores da felicidade e da alegria. Agindo por amor ao próximo, querendo o desenvolvimento e o bem-estar de todos os homens e de todos os povos”.

Em “projetos” ficamos a saber que este ano o esforço de atuação passa pela Costa do Marfim, onde mais de 80% das crianças não frequenta a escola. Estas crianças “têm de trabalhar nos campos de cultivo, ajudar nas lides da casa ou guardar os rebanhos. Sem saberem ler nem escrever, muitas crianças têm à partida o seu futuro hipotecado”. O projeto Inspirit pretende construir “centros de alfabetização, fornecer material didático e destacar professores para ensinar os pequenos grandes de Marandallah”.

Por último em “envolve-te” percebemos como podemos colaborar neste projeto, seja através de voluntariado, de partilha de ideias, de trabalhar a partir de casa ou mesmo contribuindo monetariamente.

Fica então a sugestão de acompanharmos de perto este projeto porque “acreditamos que lhe deve apetecer meter-se num avião e pôr mãos à obra mas no caso de não poder ir, o Inspirit trabalha por si!”.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top