Bispo do Funchal adianta que a diocese vai receber jovens de França, Espanha e Estados Unidos da América, na semana anterior ao encontro mundial

Foto: COD Funchal

Funchal, Madeira, 19 jan 2023 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, disse em entrevista ao Posto Emissor do Funchal que “já estão inscritos mais de 400 jovens madeirenses” para a Jornada Mundial da Juventude e que o arquipélago espera receber cerca de 600 jovens de França, Espanha e Estados Unidos da América para os chamados “Dias nas Dioceses”.

“Já estão várias centenas de jovens madeirense inscritos, ronda os 400 jovens, e posso adiantar que cerca de 600 jovens estão já inscritos para fazer aqui as pré jornadas, que chamamos os dias na diocese”, conta D. Nuno Brás em declarações ao Posto Emissor do Funchal, reportagem  que vai integrar o programa de rádio ECCLESIA no próximo sábado.

D. Nuno Brás adianta que o arquipélago vai receber jovens de “França, Espanha e Estados Unidos da América” e que a diocese está a preparar-se para o acolhimento.

“Que ninguém tenha medo de não saber falar francês ou inglês, com a fé tudo se resolve, é talvez uma das experiências mais animadoras e mais alegres dos dias das diocese, este convívio entre pessoas que não se conhecem e, por serem cristãos, passam a conhecer-se e travam amizade, com toda a simplicidade e acolhimento, e nós, madeirenses, que acolhemos tão bem, penso que é altura de acolher esse sinal”, indica. 

Após os Dias nas Dioeses, que decorrem de 26 a 31 de julho, o bispo do Funchal aponta a dificuldade de levar os jovens até Lisboa.

“A inscrição traz consigo o alojamento agora o nosso problema é o transporte, tinha idealizado uma viagem de barco, bastante mais simples, mas o barco não existe e tornou-se impossível, a nado não podemos ir, não é muito prático, então vamos de avião, com boa vontade de agências de viagens, pessoas e entidades oficiais para sermos capazes de transportar estas centenas de pessoas em dois dias vai ser difícil”, refere.

Apesar das dificuldades, D. Nuno Brás acredita que vão conseguir “estar todos a tempo e horas para o encontro muito grande que é a JMJ”. 

As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana; Lisboa recebe-a de 1 a 6 de agosto.

PEF/SN

Partilhar:
Share