Funchal, 05 set 2020 (Ecclesia) – Faleceu hoje aos 91 anos o cónego Francisco Xavier Gomes Ribeiro, informa a Diocese do Funchal em comunicado.

Natural da Paróquia de São Pedro, freguesia e concelho do Funchal, o cónego Francisco Xavier Gomes Ribeiro nasceu no dia 25 de maio de 1929 e foi batizado 5 dias depois; após o percurso formativo no Seminário diocesano, foi ordenado diácono a 28 de fevereiro de 1952 e sacerdote no dia 4 de abril de 1953.

De acordo com um comunicado da Diocese do Funchal, o cónego Francisco Xavier Gomes Ribeiro foi mestre cerimónias da Sé, entre 1952 e 1961, ano em que enviado como capelão militar para Angola, numa missão de dois anos; depois, foi pároco de São Martinho, prefeito e ecónomo do Seminário Maior do Funchal e vice-reitor do Seminário Menor da diocese entre 1970 a 1974.

Entre 1974 e 1979, o cónefo Francisco Xavier Gomes Ribeiro foi pároco em várias paróquias do arciprestado de Machico, ano em que iniciou o cargode chanceler da Cúria Diocesana, até 2014.

“Agradecemos a Deus a sua vida entregue no serviço presbiteral à Igreja e a dedicação de pastor ao Povo de Deus, vivida de forma muito concreta nas mais variadas missões que lhe foram confiadas, em nome da Igreja. Realçamos as comunidades paroquiais que serviu, mas também, o cuidado pelas vocações nos Seminários da Diocese, o apostolado de evangelização nos secretariados diocesanos e o serviço na Cúria Diocesana”, afirma a Diocese do Funchal em comunicado.

Partilhar:
Share