Funchal: Diocese vai recordar origem da devoção das comunidades ao Santíssimo Sacramento

Programa celebrativo está marcado para 26 de maio e serve de preparação para a Solenidade do Corpo de Deus

Funchal, Madeira, 06 mai 2013 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai preparar a Solenidade do Corpo de Deus com três celebrações que recordam a chegada da fé ao Arquipélago da Madeira e a origem da devoção das comunidades ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o cónego José Fiel de Sousa, vigário geral da Igreja Católica madeirense, descreve “três grandes acontecimentos” que tiveram lugar nas regiões do Machico, do Funchal e do Porto Santo e que serão trazidos à memória dos fiéis no dia 26 de maio.

O sacerdote lembra que “em Machico desembarcaram os descobridores acompanhados dos filhos de S. Francisco e ali celebrou-se a primeira Eucaristia na Diocese”.

A partir das 11h00, o bispo do Funchal, D. António Carrilho, vai “assinalar” essa memória durante uma missa crismal na igreja Matriz do Machico.

O vigário geral pede aos membros do clero local para “que façam um apelo ao povo de Deus”, no sentido de participarem nesta festa.

A segunda celebração vai ter lugar no Funchal, onde ficou célebre “a fuga das Irmãs Clarissas para o Curral das Freiras”, em 1566, “perante a invasão de corsários franceses”.

As religiosas foram obrigadas a deixar o mosteiro de um momento para o outro e apenas conseguiram salvar “a custódia” do Santíssimo Sacramento e “alguns objetos religiosos eucarísticos”.

A Diocese vai invocar esta parte da sua herança histórica com uma “adoração eucarística na igreja de Santa Clara, após a missa das 09h00m, e na Igreja paroquial do Curral das Freiras, entre as eucaristias dominicais das 08h30 e das 11h30”.

O terceiro momento de preparação para a Solenidade do Corpo de Deus, este ano marcada para 2 de junho, vai realizar-se no Porto Santo, localidade que também foi saqueada pelos corsários e onde o “então pároco” evitou a “profanação” do Santíssimo Sacramento levando a custódia para o Pico Castelo.

“Em hora a ser anunciada”, as comunidades católicas vão ser desafiadas a recordar os passos do sacerdote, através de um “percurso eucarístico” a partir da igreja Matriz do Porto Santo.

No Dia do Corpo de Deus, o mesmo templo vai receber às 18h00 uma eucaristia seguida de adoração eucarística, para corresponder ao apelo do Papa Francisco, que “pediu” iniciativas semelhantes “em todas as dioceses”, salienta o cónego José Fiel de Sousa.

Um dia antes, a 1 de junho, a Diocese do Funchal vai promover um simpósio eucarístico para sacerdotes, consagrados, catequistas, ministros extraordinários da comunhão e responsáveis de movimentos e confrarias.

O programa do evento, que será acolhido pelo Colégio de Santa Teresinha, está disponível no site da Diocese, na Câmara Eclesiástica ou na Livraria Paulinas, e as inscrições podem ser feitas nas respetivas paróquias até 28 de maio.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top