Funchal: Diocese aprova destino da renúncia quaresmal e confirma data de início das comemorações dos 500 anos

Verbas recolhidas em campanha no Natal de 2010 consideradas «insuficientes» para atender a todos os pedidos de ajuda

Funchal, 24 Mar (Ecclesia) – O órgão representativo dos padres da diocese do Funchal decidiu esta quarta-feira que o destino da renúncia quaresmal vai ser o fundo social que a Igreja católica local mantém em favor dos mais carenciados.

As verbas obtidas através daquela prática penitencial, em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, vão reforçar os donativos obtidos no Advento de 2010, “insuficientes para atender a todas as situações”, esclarece um comunicado da diocese enviado à Agência ECCLESIA.

Na reunião do Conselho Presbiteral, presidida pelo bispo do Funchal, D. António Carrilho, foi confirmado que na tarde de 12 de Junho arrancam as actividades evocativas dos 500 anos da diocese do Funchal, instituída no mesmo dia de 1514.

As comemorações, que começam com uma “grande Celebração Diocesana, na Sé do Funchal”, vão ser acompanhadas por um “projecto pastoral a desenvolver nos próximos três anos”, cujas “linhas fundamentais” foram apresentadas no encontro.

O programa da reunião incluiu a apresentação das primeiras indicações provenientes do projecto “Repensar juntos a acção pastoral da Igreja em Portugal”, da Conferência Episcopal, “das quais se destacam como prioritárias, a formação, a comunhão, a linguagem e a participação”.

A assembleia tomou conhecimento que o Dia Diocesano do Clero, marcado para 19 de Maio, aniversário da tomada de posse de António Carrilho, vai realizar-se no arciprestado de Machico/Santa Cruz.

O primeiro turno do retiro para o clero do Funchal foi agendado para 4 a 8 de Julho, com orientação do bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, enquanto que o segundo decorre entre 5 a 9 de Setembro, com pregação do bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

O Dia do Acólito, que se realiza a 25 de Abril, vai integrar a instituição naquele ministério de quatro seminaristas da diocese que frequentam o 5.º ano do Mestrado Integrado em Teologia.

A próxima reunião do Conselho Presbiteral está prevista para 13 de Julho.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top