D. Nuno Brás determina suspensão das procissões e celebrações penitenciais

Funchal, Madeira, 12 mar 2020 (Ecclesia) – O bispo do Funchal emitiu um comunicado com recomendações para as comunidades católicas, diante de uma “Quaresma bem singular”, face à propagação do Covid-19.

“Somos convidados a um jejum e a uma esmola fora do normal: o jejum de evitar todas as ocasiões de transmissão do vírus, ainda que nos cause transtorno; e a esmola de não desampararmos nunca o irmão que necessite de nós, da nossa palavra e da nossa ajuda”, escreve D. Nuno Brás, num texto enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O responsável católico determina que, perante a situação que se verifica atualmente no arquipélago, “as Missas continuarão a ser celebradas, bem como todos os atos de culto habituais”.

“Evitar-se-ão, no entanto, as procissões, as celebrações penitenciais próprias da Quaresma e outras atividades extraordinárias que envolvam grande número de fiéis. Em nenhum caso se farão celebrações comunitárias da reconciliação com absolvição geral. Quanto à catequese, suspenda-se a mesma até novas orientações”, acrescenta.

O bispo do Funchal convida os católicos a viver este momento com fé e confiança, sem “ceder ao pânico e ao medo”.

“Por outro lado, não podemos também deixar de fazer tudo o que se encontra ao nosso alcance para que as infeções sejam o menos grave e em menor número possível, sem nunca deixar de viver e celebrar a fé”, assinala D. Nuno Brás.

O comunicado realça ainda a importância de observar as indicações das autoridades sanitárias da Região, pedindo “que se evitem as concentrações extraordinárias de população, mais atreitas a contrair a infeção”.

“Peço aos sacerdotes toda a generosidade e coragem para que aos fiéis não falte nunca a palavra da fé, o alimento eucarístico e o acompanhamento no sofrimento”, aponta o prelado.

O número de casos confirmados de coronavírus em Portugal aumentou esta quinta-feira para 78.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o Covid-19 entrou em fase de pandemia, devido à sua propagação generalizada pelos vários continentes.

OC

Partilhar:
Share