Francisco: Papa recebeu bispos de Madagáscar

Cidade do Vaticano, 28 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco hoje em audiência os bispos da ilha africana de Madagáscar aproveitando o encontro para os encorajar na sua ação pastoral, “imbuídos da alegria do encontro com Cristo e da sua mensagem de misericórdia”.

A Rádio Vaticano revela que “os bispos malgaxes foram também encorajados pelo Papa a ocuparem o lugar que lhes compete na reconstrução social do país que tem passado por períodos difíceis e está em graves dificuldades socioeconómicas”.

“A procura da unidade, da justiça e da paz incumbe a fim de melhor servir o povo”, frisou o Papa sem deixar de lado “a necessidade duma comunhão profunda entre os próprios bispos”.

“A conexão íntima entre evangelização e promoção humana” foi também sublinhada por Francisco que convidou os bispos, entre eles o português D. José Alfredo Caires, da Diocese de Mananjary, “a perseverarem a atenção aos pobres”.

“Convido-vos a interpelar sem receio o conjunto da sociedade malgaxe, e de modo particular os seus responsáveis, no que toca à questão da pobreza, que é devido em grande parte à corrupção e à falta de atenção ao bem comum”, disse.

O esforço que os bispos estão a fazer no âmbito da educação católica foi também elogiado pelo Papa que os desafiou a fazer crescer esse serviço levando-o a alcançar “um número maior de crianças, sobretudo as de famílias modestas que possam usufruir dessa educação” de forma a que “os valores da cultura malgaxe continuem a ser transmitidos e iluminados pelo Evangelho, assim como os valores da paz, do diálogo e da reconciliação, tudo a favor duma sociedade melhor”.

O Papa convidou ainda os bispos de Madagáscar a “manifestarem sempre proximidade em relação a cada um dos sacerdotes, cujas condições de vida são por vezes muito difíceis devido à solidão, à falta de meios e à amplitude da tarefa encontrando-se particularmente expostos”.

RV/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top