Eleição decorreu em Roma
Roma, 13 jul 2021 (Ecclesia) – Frei Massimo Fusarelli é o novo ministro geral da Ordem dos Frades Menores, após uma eleição que decorreu hoje no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, em Roma.
O religioso franciscano, natural da Itália, torna-se assim o “121.º representante de São Francisco de Assis”, num mandato de seis anos (2021-2027), informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A eleição foi presidida, segundo nomeação do Papa, pelo cardeal brasileiro João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Francisco enviou uma mensagem ao novo responsável franciscano.
“Ao ouvir a notícia da sua eleição, felicito e asseguro-lhe a minha oração e bênção, para que o Senhor o assista e guarde no desempenho do seu serviço. Que o pai seráfico São Francisco seja um incentivo ao guiar os seus frades”, escreveu o Papa.
Frei Massimo, de 58 anos, nasceu em Roma a 30 de março de 1963; vestiu o hábito franciscano em 28 de julho de 1982 e fez a profissão solene na Igreja de “São Francisco” do Tivoli, em 30 de setembro de 1989, sendo ordenado sacerdote.
Os frades menores são cerca de 12 500, distribuídos por 119 países.
A Província Portuguesa da Ordem Franciscana – OFM “congratula-se com a eleição de frei Masssimo, augurando as melhores bênçãos de Deus e de S. Francisco para o mandato que os irmãos acabam de confiar-lhe”, destaca a nota.
A designação de ministro, acrescenta o texto, “vem diretamente do fundador, São Francisco de Assis, segundo o qual, os irmãos eram todos iguais, devendo evitar entre si a designação de superior”.
OC