Franciscanos escrevem aos ministros do G8

E apontam orientações para “colocar pessoa humana no centro”

Os Frades Menores Franciscanos enviaram uma mensagem aos ministros da economia dos países do G8, onde pedem que a pessoa humana seja "colocada no centro" de todos os sistemas.

"A Ordem está próxima daqueles que sofrem por conflitos, abusos e desigualdades; situações que os diversos sistemas económicos provocaram dentro da sociedade", afirma na nota enviada.

O texto enviado aos ministros propõe orientações concretas para a construção do bem comum e a promoção de decisões económicas e produtivas que respeitem a criação.

Os franciscanos apontam a falta de "reconhecimento de alguns direitos inalienáveis da pessoa humana nos âmbitos económico, social, cultural, civil e político, entre os quais se encontra o direito à vida em todas as suas etapas, a liberdade nas múltiplas manifestações, no trabalho, no estudo, os direitos da mulher e das crianças, sem esquecer o problema crucial do desemprego e a falta de apoio às famílias em dificuldades".

Termina este Sábado, o encontro, em Itália, dos ministros da economia dos Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália,  Canadá e a Rússia, o grupo do G8.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top