Síria: «Ajude a apoiar famílias e crianças afetadas» pelo terramoto, pedem os franciscanos em Alepo

Custódia da Terra Santa promove campanha solidária

Jerusalém, 10 fev 2023 (Ecclesia) – A Custódia Franciscana da Terra Santa, através da ONG ‘Pro Terra Sancta’, está ajudar os cristãos da Síria vítimas do “violento terramoto” e tem em curso uma “campanha extraordinária de arrecadação de fundos”.

“Estamos ao lado das famílias e das crianças afetadas, com primeiros socorros, cuidados de saúde e distribuição de refeições quentes, que agora são mais necessárias do que nunca”, explica a ONG.

Em Alepo, os frades Franciscanos abriram as portas do convento aos habitantes da cidade que estavam à procura de refúgio: “Acolhemos pessoas na igreja, depois celebramos a Missa e abrimos a sala para acolher as pessoas e dar a todos algo para comer”.

“A nossa cozinha de beneficência, que normalmente oferece 1200 refeições por dia para os pobres, trabalhará ao máximo para ajudar todos aqueles que ficaram sem casa e não podem comer”, salientou frei Bahjat Karakach, responsável pela paróquia latina de Alepo.

O sacerdote explicou que os danos materiais não se limitam à cidade de Aleppo mas “também ao norte, nos vilarejos” onde estão outros frades franciscanos, como “em Qnaye, em Latakia e em Al Yacoubiya”.

Várias equipas de busca e salvamento, com ajuda internacional, estão no terreno para tentar salvar pessoas presas nos escombros.

Para responder aos pedidos de ajuda, a Custódia da Terra Santa, através da organização não-governamental ‘Pro Terra Sancta’, está a promover uma campanha extraordinária de arrecadação de fundos para ajudar os cristãos da Síria, na sequência dos dois sismos, de 7,8 e 7,5 na escala de Richter, que provocaram milhares de mortos e feridos, desalojados e desaparecidos, além de elevados danos materiais, na Turquia e na Síria, na segunda-feira.

“Pedimos a ajuda e o apoio de todos, mas sobretudo fazemos um apelo para que sejam retiradas as sanções à Síria, a fim de que se possa reconstruir e socorrer quem passa necessidade”, pediu frei Bahjat Karakach (OFM).

Na informação publicada no sítio online da Custódia da Terra Santa, frei Bahjat Karakach recordou que, na segunda-feira foram “acordados por volta das 4 da madrugada por um fortíssimo terremoto”, e na rua encontraram “muita gente que escapava de suas casas”.

A Associação ‘Pro Terra Sancta’ que está a promover a campanha solidária é “especializada na implementação de projetos de conservação e valorização do património cultural”, e promove projetos nas áreas educacional e social, “e intervém no apoio a emergências humanitárias”.

Em Portugal, as Fundações Champagnat, dos Irmãos Maristas, e Salesianos, através da ‘Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano’, estão a dinamizar campanhas solidária para apoiar a população em Alepo, através das comunidades que estas congregações religiosas têm nesta cidade da Síria.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top