Portugal: Maristas promovem campanha para apoiar população na Síria

Fundação Champagnat quer apoiar as «centenas de desalojados» em Alepo

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 09 fev 2023 (Ecclesia) – A Fundação Champagnat, dos Irmãos Maristas, lançou uma campanha solidária de angariação de fundos para apoiar “o acolhimento de centenas de desalojados” em Alepo, na Síria, vítimas dos dois violentos sismos na segunda-feira.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que esta campanha de recolha de donativos vai apoiar o Centro Marista de Alepo, na Síria, os ‘Maristas Azuis’, que estão a acolher “centenas de desalojados”.

“Abrimos os nossos corações e as nossas casas, não podemos ficar de braços cruzados. Ligamos o gerador e estamos a dar lanches e calor às pessoas que estão a chegar. Já somos mais de 1000, mas não temos mais de 250 cobertores. Demos um para cada família e eles partilharam-no, dormindo nos quartos ou salas de aula”, informou o irmão Georges Sabe, dos Maristas Azuis.

Dois violentos sismos, de 7,8 e 7,5 na escala de Richter, provocaram milhares de mortos e feridos, desalojados e desaparecidos, além de elevados danos materiais, na Turquia e na Síria, num balanço que se tem vindo a agravar diariamente desde segunda-feira.

A Fundação Champagnat explica que lança esta campanha solidária para manifestar “proximidade e fraternidade” com as vítimas desta catástrofe, quem quiser ajudar a ação dos ‘Maristas Azuis’ pode fazer através de transferência bancária – PT50 0007 0030 0004 0400 001 06 – com a informação ‘emergência sismo’.

Várias equipas de busca e salvamento, com ajuda internacional, estão no terreno para tentar salvar pessoas presas nos escombros.

Os Irmãos Maristas recordam que a cidade de Alepo, “uma das mais devastadas”, sofre as “consequências da guerra civil”, que começou em 2011, e das “sanções económicas” que foram impostas; esta região já acolhia “quase três milhões de pessoas deslocadas” e a “grande maioria da sua população de 4,6 milhões de pessoas precisa de ajuda humanitária para sobreviver”.

A Fundação Champagnat é uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), fundada por Irmãos Maristas, que assume o seu “compromisso na promoção e apoio de iniciativas, na área da educação, solidariedade e da promoção dos direitos e proteção das crianças”.

Os Irmãos Maristas celebraram 75 anos de presença em Portugal, no dia 13 de outubro de 2022, e fazem parte da Província Marista de Compostela, que engloba as presenças do Noroeste da Espanha e das Honduras; O Instituto dos Irmãozinhos de Maria, que está presente nos cinco continentes, foi fundado por São Marcelino Champagnat, em La Valla, na França, a 2 de janeiro de 1817.

CB

 

Síria: Ajuda à Igreja que Sofre está a recolher «máximo de informação possível» para apoiar população

Partilhar:
Scroll to Top