Capítulo provincial reúne religiosos portugueses em Braga

Os Franciscanos (Província Portuguesa da Ordem Franciscana) encontram-se em Capítulo Provincial, presidido pelo Pe. Vítor Melícias, até 10 de Abril, em Braga.

Nos primeiros dois dias de trabalho, os 46 capitulares apresentaram os relatórios da vida e acção da província no último triénio: “área social, ensino, saúde, formação, economia, missões, evangelização e migrações” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Paulo Ferreira, do Gabinete de Imprensa da Ordem Franciscana.

Alguns destes trabalhos foram realizados em parceria com organismos estatais, empresas e organizações. Ao nível da «Domus Fraternitas» (Centro de Acolhimento para Toxicodependentes), o padre franciscano gostaria de “dar uma resposta maior, mas a participação estatal no projecto não nos permite acolhermos mais pessoas”.

A decorrer no Convento de Montariol desde o dia 5 de Abril, no Capítulo Provincial fez-se referências “aos desafios que se colocam nestes sectores” e apresentaram-se alguns instrumentos de trabalho para “responder aos sinais dos tempos” – referiu. E acrescenta: “esta tarde serão estudadas pelos grupos de reflexão”.

“Dar visualização à cultura franciscana num mundo secularizado”, “apostar na formação individual e comunitária” e “a criação de comunidades de inserção” foram algumas propostas lançadas em ordem ao futuro.

Em relação à presença missionária dos franciscanos e ao “projecto Europa”, o Pe. Paulo Ferreira sublinhou que os membros da Ordem Franciscana procuram “dar um novo fôlego de evangelização à Europa envelhecida e secularizada”.

Com 139 frades franciscanos em território português, a Província Portuguesa da Ordem Franciscana tem presença missionária na Guiné-Bissau e em Moçambique.

Amanhã será eleito o novo conselho provincial. A meio do mandato do sexénio, o Pe. Vítor Melícias continuará como Superior Provincial dos Franciscanos.

Partilhar:
Share