França: «Selo Igreja Verde» vai ser apresentado no Dia Nacional do Ambiente

Lisboa, 29 ago 2017 (Ecclesia) – As Igrejas Cristãs na França vão assinalar o Dia Nacional do Ambiente com o lançamento do ‘Selo Igreja Verde’, uma iniciativa ecuménica no dia 16 de setembro.

“Serão oferecidos instrumentos para permitir às paróquias e comunidades evitar o desperdício de energia, a criar hortas comunitárias ou a multiplicar nas homilias referências ao respeito à criação”, explicou o coordenador do grupo de trabalho sobre o clima da Federação Protestante.

Ao jornal católico francês ‘La Croix’, Martín Kopp sublinhou que o objetivo do ‘Selo Igreja Verde’ é incentivar as paróquias a uma “conversão ecológica”, no âmbito da harmonia ecuménica que se vive no país.

A Rádio Vaticano informa que a iniciativa ecuménica é da responsabilidade da Conferência Episcopal Francesa, da Federação Protestante da França, da Assembleia dos Bispos Ortodoxos da França e o Conselho das Igrejas Cristãs na França.

O ‘Selo Igreja Verde’ na França foi anunciado a 2 de agosto, no final do «Earth Overshoot Day» – o dia em que o consumo de recursos naturais pela humanidade supera a quantidade de recursos que a Terra é capaz de gerar nesse ano.

O Earth Overshoot Day há 10 anos, em 1997, foi no final de setembro, este ano aconteceu no início deste mês, estando a humanidade a usar a natureza "a um ritmo 1,7 vezes superior ao da capacidade de regeneração dos ecossistemas”.

“Os custos deste crescente desequilíbrio ecológico estão a tornar-se mais evidentes e são percetíveis sob a forma de desflorestação, secas, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade e acúmulo de anidrido carbônico na atmosfera”, refere a organização Global Footprint Netwok, que começou o cálculo do consumo de recursos do planeta, divulga a emissora católica.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top